Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14641
Título: Controle supervisório de ambientes dinâmicos utilizando autômatos finitos estendidos
Autor(es): Silva, André Lucas
Orientador(es): Teixeira, Marcelo
Palavras-chave: Dinâmica estrutural
Teoria dos autômatos
Sistemas de tempo discreto
Análise de sistemas
Sistemas de controle supervisório
Structural dynamics
Machine theory
Discrete-time systems
System analysis
Supervisory control systems
Data do documento: 30-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA, André Lucas. Controle supervisório de ambientes dinâmicos utilizando autômatos finitos estendidos. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: Este trabalho investiga uma limitação da Teoria de Controle Supervisório (TCS) de Sistemas a Eventos Discretos (SEDs) modelados por Autômatos Finitos Determinísticos (AFDs), no que se refere à adaptação da solução de controle em um ambiente que exige que a ação de controle seja dinâmica, se adaptando em tempo de execução. Tal limitação é ilustrada por meio de um exemplo prático, que também é usado para a proposta de uma possível solução para o problema, baseada em modelagem por Autômatos Finitos Estendidos (AFEs). No presente trabalho são abordadas tanto as etapas de modelagem do sistema por AFEs, quanto a síıntese da ação de controle, a implementação do controlador em um microcontrolador, e a visualização da solução de controle por meio de um ambiente gráfico.
Abstract: This work deals with a limitation of the Supervisory Control Theory (SCT) of Discrete Event Systems (DES) modelling by Deterministic Finite Automata(DFA), as regards the adjustment of the control solution in an environment that requires a dynamic control action, adapting itself at runtime. This limitation is is ilustrated by a practical example, which is also used to proposing a possible solution to the problem, based in modelling by Extended Finite Automata (EFA). On present paper are both approached the steps of systems modelling by EFAs, as the synthesis of control action, the controler implementation in a microcontroler, and the preview of control solution trough a graphic enviroment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14641
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COENC_2016_1_01.pdf777,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.