Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14820
Título: Projetos temáticos no ensino médio: reflexões sobre a contribuição para o aprendizado
Autor(es): Schllemer, Magalí Aparecida
Orientador(es): Zorel Junior, Henrique Emilio
Palavras-chave: Química (Ensino médio)
Química - Estudo e ensino
Chemistry (High school)
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SCHLLEMER, Magalí Aparecida. Projetos temáticos no ensino médio: reflexões sobre a contribuição para o aprendizado. 2011. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.
Resumo: Este estudo prevê a contribuição da importância dos projetos temáticos no ensino de química no ensino médio, tanto para os alunos participantes quanto para os estagiários que os ministram os projetos. Esses projetos são desenvolvidos e aplicados pelos alunos da disciplina de Práticas de Ensino I do curso de Licenciatura em Química da UTFPR – Campus Pato Branco. Para isso, foram elaborados questionários voltados ao interesse dos alunos pelo projeto e à formação docente, respondidos ao fim de cada projeto. A análise de dados foi exclusivamente através dos questionários e depoimentos dos participantes da pesquisa. Após análise dos dados colhidos pode-se confirmar a contribuição significativa da aplicação desses projetos para os alunos, que se interessam mais pela disciplina de química, e pelos estagiários que se identificam melhor com a docência.
Abstract: This study provides the contribution of the importance of the thematic projects in Chemistry education in high school, for both the participating students and trainees who execute the projects. These projects are developed and applied by students of Practice of Teaching I subject in the Chemistry Course at UTFPR - Campus Pato Branco. For this, questionnaires were developed aimed at the students' interest in the project and teacher training, which were answered at the end of each project. Data analysis was exclusively done through questionnaires and interviews of survey participants. After analyzing the data collected we can confirm the significant contribution of the implementation of these projects to the students, who are more interested in chemistry course, and the trainees who identify themselves better in teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14820
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2011_1_04.pdf757,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.