Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCichaczewski, Alceu
dc.date.accessioned2020-11-18T14:40:32Z-
dc.date.available2020-11-18T14:40:32Z-
dc.date.issued2012-10-05
dc.identifier.citationCICHACZEWSKI, Alceu. Percepção da qualidade do livro didático de Química pelo professor. 2012. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14826-
dc.description.abstractWith the advent of technology, the textbook remains an important tool in the teaching-learning process, even with the problems that often brings the book, concepts and theories as erroneous and that no longer apply to our reality, it remains very used, and the teacher often ends up having to work with this material looking for other teaching resources to overcome the defects found.The book misconceived often ends up becoming a barrier in the process of teaching and learning, the teacher with all their acquired knowledge ends having to overcome. In this context, this work was to check how the teachers perception of the quality of the textbook that uses classroom. The research was conducted with teachers of state schools in the city of Francisco Beltrão, and the results can be proved that even the government owns various tools like PNLD school that seek to evaluate the works that will be released and consequently adopted in schools, the book also presents practical content and often distant from the reality of the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectChemistry (High School)pt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titlePercepção da qualidade do livro didático de Química pelo professorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom o advento da tecnologia, o livro didático continua sendo uma importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem, mesmo com os problemas que muitas vezes o livro traz, como conceitos e teorias errôneas e que não se aplicam mais a nossa realidade, ele continua sendo muito utilizado, e o professor acaba muitas vezes tendo de trabalhar com esse material procurando outros recursos didáticos para suprir as deficiências encontradas.O livro mal formulado muitas vezes acaba se tornando uma barreira no processo de ensino aprendizagem, que o professor com todos os seus conhecimentos adquiridos acaba tendo de superar. Neste contexto, esse trabalho consistiu em verificar como está a percepção do professor sobre a qualidade do livro didático que utiliza em sala de aula. A pesquisa foi realizada com professores da rede estadual de ensino da cidade de Francisco Beltrão, e com os resultados obtidos pode-se comprovar que mesmo o governo possuindo diversas ferramentas como o PNLD do ensino médio que procuram avaliar as obras que serão divulgadas e conseqüentemente,adotadas nas escolas, o livro ainda apresenta conteúdos e práticas muitas vezes distantes da realidade dos alunos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Zorel Junior, Henrique Emilio
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Sirlei Dias
dc.subject.cnpqLicenciatura em Químicapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2012_1_01.PDF883,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.