Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14827
Título: Preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura
Autor(es): Livi, Vanderléia
Orientador(es): Pereira, Pedro Paulo
Palavras-chave: Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Ácidos graxos
Óleos e gorduras - Reaproveitamento
Ensino - Meios auxiliares
Chemistry (High School) - Study and teaching
Fatty acids
Oils and fats - Recycling
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 5-Out-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LIVI, Vanderléia. Preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura. 2012. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: Atualmente, o ensino está se tornando cada vez mais dinâmico, constantemente as escolas tem sido palco de transformações inovadoras, tanto na parte pedagógica, ou pela inserção de novas tecnologias no ensino-aprendizagem. A busca por novos métodos, diferentes dos tradicionais e a implantação de novas tecnologias vêm fazendo parte do ensino-aprendizagem. O uso de recursos didáticos no ensino médio é uma forma de colocar os alunos em contato direto com a teoria aplicada, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Quando a prática desenvolvida está relacionada com o cotidiano do aluno, aproximando o mesmo da sua realidade e também, ao mesmo tempo abordando formas de preservar o meio ambiente, passa a despertar no aluno uma nova consciência ambiental e interesse em aprender o conteúdo ensinado. O objetivo desse estudo foi aplicar um recurso didático que permitisse ao aluno vincular a teoria com a prática, levando o mesmo a refletir sobre as questões ambientais através do trabalho realizado, utilizando óleo residual de fritura e óleo de nabo forrageiro na produção do sabão. A prática aplicada obteve um bom resultado, permitindo ao aluno uma melhor compreensão sobre o assunto trabalhado, despertando no mesmo a curiosidade e o entendimento ao desenvolver uma prática que está relacionada a sua vida diária, ampliando assim seus conhecimentos.
Abstract: Nowadays, teaching is becoming increasingly dynamic, constantly schools have been innovative processing stage, both in the pedagogical, or by the insertion of new technologies in teaching and learning. The search for different methods of traditional causes new methodologies will be part of the teaching-learning process. The use of teaching resources is a way to put students in direct contact with the theory applied, making the learning process is significant. When the practice developed is related to the everyday student, approaching the same as your reality and also at the same time addressing ways to preserve the environment, causes awaken in a new student environmental awareness and interest in learning the content taught. The aim of this study was to apply a teaching resource that would enable students to link theory with practice, and also taking the same to reflect on environmental issues through applied practice, using frying oil and residual oil radish in manufacture of soap. The methodology achieved a good result, taking the student to a better understanding about the subject worked, arousing the same curiosity and enthusiasm to develop a practice that is related to their daily life, thus broadening their knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14827
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2012_1_11.PDF654,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.