Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Deyse Pegorini
dc.date.accessioned2020-11-18T14:40:48Z-
dc.date.available2020-11-18T14:40:48Z-
dc.date.issued2013-09-05
dc.identifier.citationRODRIGUES, Deyse Pegorini. Inserção do conceito lixo no processo de ensino-aprendizagem no ensino médio. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14841-
dc.description.abstractKnowing the importance of contextualization and experimentation in Chemistry Teaching, as well as the awareness of the trash, the present work aimed to embed the concept junk in the teaching-learning process by using tools such as contextualization and experimental activity. The study was divided into two stages. The first consisted of a lecture which addressed the concepts of waste, separation of trash, garbage, recycling, and physical and chemical phenomena, and the second by an experimental activity that has been performed recycling handmade paper. The lessons were applied to students of the 1st year of high school in a public school of a city of southwestern Paraná. The results were gratifying and suggested that the application of the methodology was effective in promoting student participation in the form of questions and interventions. Moreover, it was of great value to them realize the importance of recycling, and uses it as a facilitator of learning about chemical and physical transformations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectResíduos de papel - Reaproveitamentopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectWaste paper - Recyclingpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleInserção do conceito lixo no processo de ensino-aprendizagem no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoSabendo da importância da contextualização e da experimentação no Ensino de Química, bem como da conscientização quanto ao lixo, o presente trabalho teve como principal objetivo inserir o conceito lixo no processo de ensino-aprendizagem utilizando como ferramentas a contextualização e uma atividade experimental. O trabalho dividiu-se em duas etapas. A primeira foi constituída de uma aula teórica onde foram abordados os conceitos de lixo, separação do lixo, tipos de lixo, reciclagem e fenômenos físicos e químicos, e a segunda por uma atividade experimental em que foi realizada a reciclagem artesanal de papel usado. As aulas foram aplicadas para alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de um Município do Sudoeste do Paraná. Os resultados obtidos foram gratificantes e sugeriram que a aplicação da metodologia foi efetiva no sentido de promover a participação dos alunos, na forma de questionamentos e intervenções. Além disso, foi de grande valor para os mesmos perceber a importância da reciclagem, e utiliza-la como facilitador do aprendizado sobre transformações químicas e físicas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Davi Costa
dc.subject.cnpqLicenciatura em Químicapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2013_1_02.pdf727,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.