Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Angela Marques de
dc.date.accessioned2020-11-18T14:40:50Z-
dc.date.available2020-11-18T14:40:50Z-
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationMORAIS, Angela Marques de. O ensino de química com aplicação de atividades experimentais. 2011. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14842-
dc.description.abstractThis study aimed to suggest an alternative methodology for the teaching of chemistry in high school, from the preparation of a book of experimental activities for the 2nd year of high school, assisting in the development of thinking and chemical models through concrete observations, making reference to the teaching of chemistry, it is implemented in schools of public education regarding the teaching / learning of students, as it relates to knowledge and application of practical lessons. The work was developed with the elaboration and implementation of the book in the Colégio Estadual Mário de Andrade – Francisco Beltrão/PR, with students from 2nd year of the average night, to check the feasibility of the experiments, if they were contemplating the need and prior knowledge already acquired by students. Later, it was evaluating the results observed during the experiments, obtaining a positive result for the making of the book, which although not a great contribution to the teaching / learning of students, will serve as alternative material teachers to innovate and use of educational resources for teaching chemistry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleO ensino de química com aplicação de atividades experimentaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo sugerir uma metodologia alternativa para o ensino da Química no ensino médio, a partir da elaboração de uma apostila de atividades experimentais para o 2º ano do ensino médio, auxiliando no desenvolvimento do pensamento e modelos químicos através de observações concretas, fazendo-se referência ao ensino da química, como este é aplicado nas escolas de ensino público em relação ao ensino/aprendizagem dos alunos, como se relaciona o conhecimento e a aplicação de aulas práticas. O trabalho foi desenvolvido com a elaboração e aplicação da apostila no Colégio Estadual Mário de Andrade – Francisco Beltrão/PR, com alunos do 2º ano do ensino médio noturno, para a verificação da viabilidade dos experimentos e se estes contemplavam a necessidade e o conhecimento prévio já adquirido pelos alunos. Posteriormente, fez-se a avaliação dos resultados observados durante a realização dos experimentos, obtendo-se um resultado positivo em relação à confecção da apostila, que embora não tenha sido de grande contribuição para o ensino/aprendizagem dos alunos, servirá como um material alternativo aos docentes para que inovem e se utilizem de recursos didáticos para o ensino de Química.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Kalinke, Adir Hildo
dc.subject.cnpqLicenciatura em Químicapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2011_1_01.pdf786,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.