Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRossetto, Bruna Thais
dc.date.accessioned2020-11-18T14:41:43Z-
dc.date.available2020-11-18T14:41:43Z-
dc.date.issued2015-06-15
dc.identifier.citationROSSETTO, Bruna Thais. Implicações no ensino aprendizagem de química por alunos surdos, na perspectiva da educação inclusiva. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14872-
dc.description.abstractThis study aimed to verify the school environment from three different educational institutions in order to highlight the ways in which inclusive education is happening in our country, what are the prospects of inclusion and the implications for learning chemistry education. Different views were analyzed from different taxpayers of education they are teachers, interpreters and educators who were part of interviews that contributed to the formation and structure of the research as a whole. The final opinion on each issue addressed was exclusively academic, taking into account various observations made individually in each school. Deaf student is currently included in regular schools in order to include it fully in society which we live, but many questions about living, socialization and learning will be addressed in this work. Without forgetting the importance of the Brazilian Sign Language (LBS) that can be seen as a communication agent and provide the deaf a more enjoyable life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBrazilian sign languagept_BR
dc.titleImplicações no ensino aprendizagem de química por alunos surdos, na perspectiva da educação inclusivapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como finalidade observar o ambiente escolar de três diferentes instituições de ensino médio com o objetivo de verificar como a educação especial está acontecendo nestas escolas de ensino regular, na perspectiva da educação inclusiva e as implicações no ensino aprendizagem de química por alunos surdos. Foram analisados diferentes vivências por diferentes sujeitos da educação sendo eles professores, intérpretes e pedagogos os quais fizeram parte de entrevistas que contribuíram para a formação e estruturação da pesquisa como um todo. A opinião final sobre cada questão abordada foi exclusivamente da acadêmica, levando em consideração diversas observações realizadas individualmente em cada escola. O aluno surdo é incluso atualmente em escolas regulares em função das atuais leis de inclusão, com objetivo de inclui-lo por completo na sociedade em que vivem, porém diversas questões sobre a convivência, socialização e aprendizagem serão abordadas neste trabalho. Além de ressaltar a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que pode ser vista como agente de comunicação e ainda proporciona ao surdo uma vida mais agradável e autônoma.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Tonial, Larissa Macedo dos Santos
dc.contributor.advisor-co1Vogel, Mirelia Flausino
dc.contributor.referee1Tonial, Larissa Macedo dos
dc.contributor.referee2Vogel, Mirelia Flausino
dc.contributor.referee3Ferri, Elídia Aparecida Vetter
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAQUI_2015_1_1.pdf693,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.