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Título: Avaliação da percepção dos alunos de ensino médio sobre o ensino de química nas escolas estaduais
Autor(es): Bedin, Flávia Caroline
Orientador(es): Zorel Junior, Henrique Emilio
Palavras-chave: Química (Ensino médio)
Chemistry (High school)
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BEDIN, Flavia Caroline. Avaliação da percepção dos alunos de ensino médio sobre o ensino de Química nas escolas estaduais. 2011. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.
Resumo: Estima-se hoje que a construção escolar forme cidadãos capazes de participar da sociedade em que estão inseridos de maneira crítica e consciente. Para isso, é necessário que o futuro cidadão disponha de informações, dentre elas, as provenientes do conhecimento químico, relacionados aos avanços tecnológicos e ao meio ambiente, dentre outros. Porém, todo esse processo de construção do conhecimento químico vem enfrentando alguns problemas como o desinteresse e desmotivação dos alunos de Ensino Médio em aprender Química. Alunos afirmam que não conseguem ver nenhuma relação entre a Química e seu cotidiano, não entendendo a necessidade de estudar esta disciplina. Este trabalho busca verificar a percepção dos alunos a respeito do ensino de química nas Escolas Estaduais de Pato Branco – Paraná, a partir de um estudo de pesquisa e entrevistas. Com a concretização deste trabalho foi possível perceber que os alunos ainda apresentam dificuldades em entender o conteúdo de Química. Não se sentem seguros quanto à mesma e sentem falta de recursos que otimizem o processo de aprendizado, o que ainda é pouco utilizado em sala de aula. Mesmo obtendo a maioria da respostas objetivas com resultado “às vezes” significa que ainda tem muito que ser trabalhado e que os alunos ainda não vêm ligação entre a Química e seu cotidiano.
Abstract: It is estimated today that school construction form citizens capable to participate in society who are inserted of critically and consciously. For this, it is necessary that the future citizen has information, among then, those from chemical knowledge, related to the technological advances and the environment, among others. But, all this construction process of chemical knowledge has been facing some problems, as disinterest and desmotivation of high school students in learning chemistry. Students say that cannot see no relationship between chemistry and everyday life, not understanding the need to study this course. This work aims to verify the perception of high school students about the teaching of chemistry in state schools in Pato Branco – Paraná, from a study of surveys and interviews. With a completion of this work was possible to see that students still have difficulties to understand the contents of chemical. They do not feel secure about the same and miss resources that optimize the learning process, which is still widely used in the classroom. Even getting the majority of responses “sometimes” means that still needs to be worked and the students still don´t see connection between chemistry and everyday life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14876
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