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dc.creatorDel Sant, Felipe Sassi
dc.date.accessioned2020-11-18T17:33:56Z-
dc.date.available2020-11-18T17:33:56Z-
dc.date.issued2018-06-08
dc.identifier.citationDEL SANT, Felipe Sassi. Observadores de velocidade de alto desempenho baseados em técnicas PLL para acionamento sensorless de motores de indução trifásico. 2018. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14902-
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paranápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotores elétricos de induçãopt_BR
dc.subjectCálculo vetorialpt_BR
dc.subjectPesquisa experimentalpt_BR
dc.subjectElectric motors, Inductionpt_BR
dc.subjectVector analysispt_BR
dc.subjectExperiential researchpt_BR
dc.titleObservadores de velocidade de alto desempenho baseados em técnicas PLL para acionamento vetorial sensorless de motores de indução trifásicospt_BR
dc.title.alternativeHigh performance speed observers based on PLL techniques for sensorless vector drive of three phase induction motorspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta o desenvolvimento de uma modificação em um observador PLL para incremento do seu desempenho quando utilizado como estimador de velocidade para acionamento vetorial sensorless de motores de indução trifásicos. Inicialmente a modelagem matemática tanto do sistema elétrico quando mecânico do motor de indução trifásico (MIT) é realizada, para análise da dinâmica entre diferentes variáveis que governam o funcionamento da máquina. Após isso, o sistema de controle vetorial baseado na técnica indirect field orientation control (IFOC) é explanado, e seus controladores apresentados em detalhes, juntamente com o projeto de seus ganhos. Para a verificação do desempenho do observador PLL, o mesmo é modelado matematicamente e utilizado para a estimação da velocidade rotórica do MIT. Quando a malha de velocidade é realimentada com a velocidade estimada o desempenho do sistema se degrada, principalmente durante as inserções de carga no eixo. Visando contornar esse problema, são desenvolvidas modificações são inseridas, uma ação feedforward e gain scheduling. A partir da análise de resultados de simulação pode-se verificar que o desempenho do sistema com as modificações se torna superior ao sistema clássico. Por fim, os resultados experimentais são apresentados, validando o sistema de controle vetorial, com a utilização, com o observador clássico e após, com o observador modificado estimando a velocidade rotórica. Esses resultados experimentais, juntamente com os obtidos via simulação serviram para validar a eficácia do observador de velocidade modificado.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Carati, Emerson Giovani
dc.contributor.advisor-co1Pinheiro, Diego Dias
dc.contributor.referee1Carati, Emerson Giovani
dc.contributor.referee2Pinheiro, Diego Dias
dc.contributor.referee3Costa, Jean Patric da
dc.contributor.referee4Cardoso, Rafael
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Elétricapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
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