Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14930
Título: Sistema de conversão de energia com armazenamento para geração distribuída
Título(s) alternativo(s): Energy conversion system with storage for distributed generation
Autor(es): Bernardi, Dionatan Sebben
Ferrari, Valquíria Giongo
Orientador(es): Cardoso, Rafael
Palavras-chave: Conversores de corrente elétrica
Geração distribuida de energia elétrica
Inversores elétricos
Energia - Armazenamento
Electric current converters
Distributed generation of electric power
Electric inverters
Energy storage
Data do documento: 8-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BERNARDI, Dionatan Sebben; FERRARI, Valquíria Giongo. Sistema de conversão de energia com armazenamento para geração distribuída. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Este trabalho aborda o projeto, a modelagem e o controle de um conversor isolado CC-CC bidirecional isolado para realizar a carga e descarga de um banco de baterias. Posteriormente, o conversor é integrado um barramento CC o qual é conectado a uma fonte de geração fotovoltaica - representada por uma fonte de corrente constante - que por fim, é interligado a um inversor monofásico ligado à rede elétrica de energia. A modelagem e o controle dos conversores são apresentados. Ao final do trabalho, são apresentadas simulações do comportamento do sistema em diferentes situações de operação. Também, realizou-se um breve estudo, para se obter uma noção da aplicação do trabalho visando redução de custos com tarifa de energia, através da compensação de demanda.
Abstract: This work presents the design, modeling and control of an isolated bidirectional isolated DC-DC converter to perform the charge and discharge of a bank of batteries. Subsequently, the converter is integrated with DC bus which is connected to a photovoltaic generation source - represented by a constant current source - that is finally connected to a single-phase grid tied inverter.. The modeling and control of the converters are presented. At the end of the work, simulations of the behavior of the system at different operating situations are presented. Also, a brief study was carried out to provide an insight of the benefits of the proposal used to reduce the energy bill by demand compensation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14930
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2018_2_07.pdf7,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.