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dc.creatorLuza, Felipe
dc.date.accessioned2020-11-18T17:34:42Z-
dc.date.available2020-11-18T17:34:42Z-
dc.date.issued2018-11-06
dc.identifier.citationLUZA, Felipe. Estudo de viabilidade e projeto de um sistema de controle de carga de um elevador de grãos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14936-
dc.description.abstractThrough this paper will be showed the steps used to develop a solution based on industrial automation, to solve the problem with disarm by overload in grain elevators, type mug elevators, equipment which are very common in processing or receiving grain industries. The paper approaches the problem with the disconnection of elevators by overload, in an industry type processing grains. It analyzes the present industrial automation structure installed, and shows the strategies used to develop the solution to solve the problem. The methods used on the developing of the solution were previous analyzes of the specific needs that should be attended followed by the controller theory study, and industrial automation equipment available on the market, in order to find a viable solution. Defined the required equipment to the new system operation, it was assembled in a laboratory, that way it was possible to test all the subsystems which compounded it. The main system is compounded by an opening control of a pneumatic cylinder subsystem, and a current control of a three-phase induction engine subsystem. All the monitoring and the operation of the main system were done by an interface man machine. All the tests performed in laboratory provided satisfactory results, in the opening control of a pneumatic cylinder subsystem. The answer followed the reference with the error in the allowed tolerance. Also in the current control of the engine subsystem, the trials showed that the answer matches with what was expected.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIndústriaspt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de controle supervisóriopt_BR
dc.subjectIndustriespt_BR
dc.subjectAutomationpt_BR
dc.subjectSupervisory control systemspt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade e projeto de um sistema de controle de carga de um elevador de grãospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAtravés deste trabalho serão mostrados os passos utilizados para desenvolver uma solução baseada em automação industrial, para solucionar o problema de desarme por sobrecarga de elevadores de grãos, do tipo elevadores de caneca, equipamentos esses que são muito comuns nas indústrias de beneficiamento, ou recebimento de grãos. O trabalho aborda o problema de desligamento de elevadores por sobrecarga, existente em uma indústria do tipo unidade de beneficiamento de sementes. Analisa a estrutura de automação industrial atual instalada, e mostra as estratégias utilizadas para desenvolver a solução para solucionar o problema. Os métodos utilizados para o desenvolvimento da solução foram análises prévias, das necessidades específicas que deveriam ser atendidas seguido de um estudo da teoria de controladores, e equipamentos de automação industrial disponíveis no mercado, de modo a encontrar uma solução viável. Definidos os equipamentos necessários para o funcionamento do novo sistema, o mesmo foi montado em um laboratório, assim foi possível testar todos os subsistemas que o compõem . O sistema principal é composto por um subsistema de controle de abertura de um cilindro pneumático, e um subsistema de controle de corrente de um motor de indução trifásico. Todo o monitoramento e operação do sistema principal se fez por meio de uma interface homem máquina. Todos os testes efetuados em laboratório forneceram resultados satisfatórios, no subsistema de controle de abertura do cilindro pneumático. A resposta seguiu a referência com o erro dentro da tolerância permitida. Também no subsistema de controle de corrente do motor, os ensaios mostraram que a resposta ´e condizente com o que se esperava.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Kleiton de Morais
dc.contributor.referee1Sousa, Kleiton de Morais
dc.contributor.referee2Torrico, César Rafael Claure
dc.contributor.referee3Marcante, Luan Ruaro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Elétricapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
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