Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14979
Título: Despacho ótimo multiobjetivo de potência aplicado em tempo real para sistemas de distribuição com geração distribuída
Autor(es): Santos, Felipe Crestani dos
Orientador(es): Oliveira, Ricardo Vasques de
Palavras-chave: Medidores de tensão
Sistemas de energia elétrica
Geração distribuida de energia elétrica
Strain gages
Electric power systems
Distributed generation of electric power
Data do documento: 26-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SANTOS, Felipe Crestani dos. Despacho ótimo multiobjetivo de potência aplicado em tempo real para sistemas de distribuição com geração distribuída. 2014. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: O presente trabalho propõe uma estratégia de controle coordenado de tensão para sistemas de distribuição com geração distribuída. A estratégia de controle é proposta para mitigar os impactos negativos resultantes da elevada penetração e intermitência de geração de unidades de geração distribuída de origem fotovoltaica conectadas na rede secundária dos sistemas de distribuição. A estratégia de controle é formulada através de um problema de otimização multiobjetivo restritivo, solucionado através do método dos pontos interiores, que determina o despacho ótimo de potência de um banco de baterias. As funções objetivo aplicadas ao problema de otimização são minimização de desvio de tensão em uma ou mais barras do sistema de distribuição e minimização de perdas de potência ativa na rede. A estratégia de controle considera a coordenação e comunicação com os diversos dispositivos de regulação de tensão dispersos ao longo do sistema de distribuição, como por exemplo, transformadores com OLTC.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14979
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2014_2_01.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.