Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14986
Título: Estudo da viabilidade técnica para implantação de parque eólico na microregião sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina
Autor(es): Rossoni, Fábio
Orientador(es): Carati, Emerson Giovani
Palavras-chave: Energia eólica
Energia - Fontes alternativas
Energia elétrica - Produção
Estudos de viabilidade
Wind power
Renewable energy sources
Electric power production
Feasibility studies
Data do documento: 19-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ROSSONI, Fábio. Estudo da viabilidade técnica para implantação de parque eólico na microregião sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Este trabalho busca avaliar a viabilidade técnica para implantação de um parque de geração de energia elétrica através de geradores eólicos, entre as regiões Oeste de Santa Catariana e Sudoeste do Paraná. São tratados os dos principais fatores que devem ser analisados, antes da implantação de um parque de geração, são abordados fatores como intensidade de ventos, rugosidade da região, vias de acesso para equipamentos, os principais relatórios ambientais necessários, e redes de distribuição para conexão do parque de geração, até os consumidores finais. A energia dos ventos é uma das alternativas que vem se mostrando cada vez mais forte e necessária para segurança de nossa matriz energética, tendo em vista que em épocas de estiagem os ventos tem maior intensidade. O Brasil é um país de grande extensão territorial, e em algumas regiões apresenta um potencial de ventos favoráveis a implantação de usinas eólicas, o que torna ainda mais interessante se pensar no aproveitamento da energia dos ventos.
Abstract: This work sought to determine the technical feasibility to implement a park generation of electricity through wind generators, between the regions west of Santa Catarina and Paraná Southwest. Are treated the main factors that must be analyzed before the implementation of a generation park, are addressed factors such as intensity of winds, surface roughness of the area, access roads for equipment, the main environmental reports required, and distribution networks to connect the generation park, to the final consumers. The wind energy is one alternative that is proving increasingly strong and necessary for the security of our energy supply, considering that in times of drought the winds are strongest. Brazil is a country with a large territory, and in some regions presents a potencial of favorable winds deployment of wind farms, which makes it even more interesting to think about the use of wind energy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14986
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2013_1_02.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.