Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14988
Título: Estimação de fasores e frequência para aplicação em uma PMU de baixo custo
Autor(es): Zukovski, Felipe
Orientador(es): Moraes, Fábio Brignol de
Palavras-chave: Sistemas de energia elétrica - Estimação de Estado
Métodos de simulação
Energia elétrica - Medição
Instrumentos de medição
Electric power systems - State estimation
Simulation methods
Electric power - Measurement
Measuring instruments
Data do documento: 26-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ZUKOVSKI, Felipe. Estimação de fasores e frequência para aplicação em uma PMU de baixo custo. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise dos algoritmos de estimação de fasores e frequência com ênfase na aplicabilidade em uma Unidade de Medição Fasorial (PMU). São apresentados os conceitos de Sistemas de Medição Fasorial Sincronizada e os blocos que a compõe. No trabalho, também são apresentadas e discutidas metodologias para estimação de fasores e frequência a fim de verificar o método mais viável para implementação em PMU. Também são realizadas simulações em ambiente computacional e testes práticos em microcontrolador. Então os resultados são apresentados, comparados e discutidos tendo ao final um método para estimação de fasores e frequência.
Abstract: This work presents an analysis of estimation algorithms forphasor and frequency with emphasis on the applicability in a Phasor Measurement Unit (PMU). The concepts of Synchronized phasor measurement systems and the blocks that compose it are presented. In this work it is also presented and discussed methodologies for estimating phasors and frequency in order to ascertain the most feasible method for implementation in PMU. Computational simulations and practical testusing a microcontroller are also performed. Then the results are compared and discussed with the choose of a method for phasor estimation and frequency.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14988
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2014_2_08.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.