Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15001
Título: Modelagem e implementação de uma célula de manufatura utilizando redes de Petri
Autor(es): Santin, Jonas
Orientador(es): Torrico, César Rafael Claure
Palavras-chave: Controladores programáveis
Petri, Redes de
Linguagem de programação (Computadores)
Programmable controllers
Petri nets
Programming languages (Electronic computers)
Data do documento: 20-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SANTIN, Jonas. Modelagem e implementação de uma célula de manufatura utilizando redes de Petri. 2014. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa relacionada a modelagem de processos de manufatura utilizando redes de Petri, abordando também a conversão deste modelo em linguagem Ladder e a implementação do código em Controladores Lógicos Programáveis (CLPs). Nesse trabalho foi utilizado um método formal de programação de CLPs, tendo como objetivo a eliminação de problemas causados pelos métodos empíricos de programação comumente aplicados na indústria. Para o desenvolvimento desse trabalho utilizou-se uma célula de manufatura da Festo, cujo processo está dividido em três etapas, distribuição, classificação e processamento. Cada módulo é controlado separadamente por um CLP. Inicialmente definem-se as especificações de cada módulo e aplicando a teoria de redes de Petri obtém-se o modelo que posteriormente é convertido para linguagem de programação de controladores lógicos, os diagramas Ladder, e para concluir esse código é implementado no CLP de cada etapa do processo. A aplicação do método de redes de Petri mostrou-se adequado, pois conseguiu-se obter resultados satisfatório no controle do processo de manufatura.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15001
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2013_2_09.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.