Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMari, Fernando Alievi
dc.date.accessioned2020-11-18T17:41:24Z-
dc.date.available2020-11-18T17:41:24Z-
dc.date.issued2016-11-08
dc.identifier.citationMARI, Fernando Alievi. Análise do processo de desenvolvimento de produtos como estratégia para inovação em uma empresa do setor eletroeletrônico. 2016. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15062-
dc.description.abstractThis research presents in the form of a case study, the analysis of the Product Development Process (PDP) in a company that develops automation products for the poultry industry. It discus concepts of innovation management and management of the PDP in order to gain competitive advantages in the market. It was made a qualitative and quantitative analysis about the processes used by the company to better understand its methods and compare them with the chosen reference models. The innovation is approached from the simultaneous model and presents, predominantly, incremental innovation. Data were collected with the partner company of this paper through questionnaires and interviews, and evaluated together with literature through scientific databases and books devoted about modeling PDP and innovation management. It brings as results a detailed analysis of the product development process as the innovation management which were identifying problems related to the documentation of the phases, also it was identified that were missing procedures for launch the product, some activities are being executed stimulatingly and some other issues. The absence of these procedures generate deficiencies in product development, causing errors and limiting innovation. It was given to the company a report identifying those problems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectProcessos de fabricaçãopt_BR
dc.subjectAutomação industrialpt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectManufacturing processespt_BR
dc.subjectManufacturing automationpt_BR
dc.titleAnálise do processo de desenvolvimento de produtos como estratégia para inovação em uma empresa do setor eletroeletrônicopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the product development process as a strategy for innovation in a company of the electronics sectorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta, na forma de um estudo de caso, a análise do Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) em uma empresa desenvolvedora de equipamentos de automação para o setor avícola. Para isso, discute conceitos de gestão de inovação e gerenciamento do PDP, confrontando-os às práticas da empresa estudada, identificando-as e visando oferecer-lhe proposições para superar as limitações percebidas. A pesquisa tem abordagem predominantemente qualitativa e seus procedimentos envolvem pesquisa documental e de campo, através de questionários semiestruturados e entrevistas, ocupados em identificar e compreender os processos utilizados pela empresa para o desenvolvimento de produtos e enquadrá-los frente aos modelos de referência adotados. A inovação é abordada a partir do modelo simultâneo e apresenta, predominantemente, inovação incremental. Traz como resultados do estudo uma análise detalhada do processo de desenvolvimento de produtos implementado na empresa, evidenciando as atividades executadas e confrontando-o com aspectos de gestão de inovação. Foi possível constatar que, embora não tendo conhecimento explícito sobre o assunto e não adotando qualquer modelo de referência para o PDP, a empresa tem consciência desse processo, suas etapas e atividades, vindo a cumprir, com grau variado de formalismo, os elementos mais relevantes. Especificamente, identificou-se carências quanto à documentação das fases, falta de procedimentos para lançamento do produto, atividades sendo realizadas simultaneamente, entre outros. A ausência desses procedimentos gera deficiências no desenvolvimento do produto, causando erros e limitando a inovação. Foi destacado uma necessidade por ajustes após o lançamento do produto. Ao final, foi elaborado e disponibilizado um relatório evidenciando tais carências.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Schenatto, Fernando José Avancini
dc.contributor.referee1Schenatto, Fernando José Avancini
dc.contributor.referee2Stein, Carlos Marcelo de Oliveira
dc.contributor.referee3Oliveira, Gilson Adamczuk de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Elétricapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2016_2_10.pdf3,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.