Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15102
Título: Projeto de um equipamento de teste e diagnóstico de falhas em suspensão automotiva
Título(s) alternativo(s): Design of a testing equipment for automotive suspension
Autor(es): Cavalli, Guilherme Steimbach
Orientador(es): Novak, Paulo Rogerio
Palavras-chave: Controle pneumático
Máquinas - Projetos
Automóveis - Molas e suspensão
Pneumática
Modelos matemáticos
Pneumatic control
Machine design
Automobiles - Springs and suspension
Pneumatics
Mathematical models
Data do documento: 19-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CAVALLI, Guilherme Steimbach. Projeto de um equipamento de teste e diagnóstico de falhas em suspensão automotiva. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O presente trabalho consiste em um projeto de uma máquina de teste de suspensão automotiva. A falta de ferramentas especiais para diagnóstico de falhas em componentes de suspensão automotiva e relacionados dificulta o trabalho dos profissionais de reparação automotiva e traz riscos de acidentes, já que testes de rodagem em vias públicas são práticas comuns na identificação de possíveis problemas em veículos de passeio. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de simular os esforços gerados na estrutura do veículo através de um equipamento com atuação eletropneumática, permitindo ao operador realizar o diagnóstico completo de todos os componentes de suspensão e relacionados durante a oscilação de todo o conjunto. A utilização de componentes eletropneumáticos simplificou a construção do equipamento proposto e possibilitou funcionamento satisfatório, onde a frequência máxima de operação é de 2,57 Hertz com consumo de ar comprimido de 1.520 litros por minuto.
Abstract: This paper presents a machine design of a testing equipment for automotive suspension. The lack of specials tools for the diagnosis of automotive suspension components makes it difficult for automotive professionals to find any problems and also increases car accident risks considering that tests on public roads are commonly used as a way to diagnose the condition of automotive suspension components. This machine design aims to simulate the working conditions of automotive suspension with an electro-pneumatic system that allows the automotive professional to diagnose the automotive suspension components under stress. The use of electro-pneumatic components simplified the machine construction and brought satisfactory functionality with maximum working frequency of 2.57 Hertz and air consumption of 1,520 liters per minute.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15102
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAMEC_2018_2_10.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.