Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15487
Título: Aplicativo para auxílio na aprendizagem de conceitos de álgebra relacional
Autor(es): Schneiger, Luiz Henrique Galvão
Orientador(es): Borsoi, Beatriz Terezinha
Palavras-chave: Álgebra relacional
Banco de dados
SQL (Linguagem de programação de computador)
Relations algebras
Data bases
SQL (Computer program language)
Data do documento: 25-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SCHNEIGER, Luiz Henrique Galvão. Aplicativo para auxílio na aprendizagem de conceitos de álgebra relacional. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: O conhecimento de Álgebra Relacional é essencial para a construção de instruções em Structured Query Language (SQL). Embora a Álgebra Relacional esteja diretamente relacionada com a teoria de conjuntos da matemática, em decorrência que as operações realizadas nos dados se referem, também, às operações de conjuntos, o aprendizado desses conceitos pode ser bastante difícil. O alto nível de abstração traz dificuldade para o entendimento dos conceitos e dos resultados produzidos pelas operações. Uma forma de facilitar esse aprendizado poderia ocorrer por meio de ferramentas que permitissem realizar operações de Álgebra Relacional sobre uma base de dados. Assim, por meio da visualização dos resultados o aprendizado poderia ser facilitado. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta para elaboração de operações com Álgebra Relacional em um banco de dados e visualização dos seus resultados. O aplicativo também permite a inclusão de listas de exercícios, auxiliando, portanto, o docente na realização de atividades.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15487
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COADS_2015_2_03.pdf3,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.