Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15499
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTofolo, Edson Gustavo
dc.date.accessioned2020-11-18T20:21:53Z-
dc.date.available2020-11-18T20:21:53Z-
dc.date.issued2015-06-09
dc.identifier.citationTOFOLO, Edson Gustavo. Sistema para gerenciamento de salas de apoio e laboratórios didáticos. 2015. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15499-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSoftware de aplicaçãopt_BR
dc.subjectGerenciamento de recursos de informaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subjectAplicações Webpt_BR
dc.subjectApplication softwarept_BR
dc.subjectInformation resources managementpt_BR
dc.subjectProgramming languages (Electronic computers)pt_BR
dc.subjectWeb applicationspt_BR
dc.titleSistema para gerenciamento de salas de apoio e laboratórios didáticospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAmbientes universitários como laboratórios que são utilizados para realização de aulas práticas e que envolvem o desenvolvimento de projetos por alunos estão sujeitos a empréstimo de equipamentos e materiais, inclusive de consumo, para desenvolverem esses projetos. Nesses ambientes também é necessário ter o controle de aulas, agendamento de realização de aulas práticas e reserva para realização de atividades de projetos. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco, existem diversos ambientes que possuem essas características como, por exemplo, os laboratórios de química, de alimentos, sala de apoio do Departamento de Elétrica e o laboratório de hardware e software da Área de Informática. Esses ambientes possuem particularidades e especificidades que dificultam o uso de um mesmo sistema de informação. Um aplicativo, como resultado da realização deste trabalho, foi desenvolvido para esses dois ambientes: sala de apoio e laboratório de hardware e software. Os sistemas possuem diversas funcionalidades iguais e algumas distintas, assim, as bases de dados são distintas para os Departamentos Acadêmicos da Informática (DAINF) e da Elétrica (DAELE). No DAELE, o gerenciamento é realizado por meio de uma sala de apoio que coordena os empréstimos e as reservas. No DAINF o gerenciamento está vinculado a um laboratório porque é nesse ambiente que são realizados os projetos que envolvem componentes e equipamentos que são emprestados. Esse sistema facilitará o gerenciamento de reservas e empréstimos de equipamentos e materiais, controle de estoque e manutenções realizadas em equipamentos de salas de apoio e laboratórios didáticos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Borsoi, Beatriz Terezinha
dc.contributor.referee1Borsoi, Beatriz Terezinha
dc.contributor.referee2Pegorini, Vinicius
dc.contributor.referee3Moraes, Alessandro Graczyk
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COADS_2015_1_01.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.