Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15645
Título: Aulas práticas em ciências: análise de livros didáticos utilizados nas escolas públicas do município de Santa Helena - Paraná
Título(s) alternativo(s): Practical classes in sciences: analysis of didactic books used in public schools in the municipality of Santa Helena - Paraná
Autor(es): Kaiser, Angélica Karine
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino
Livros didáticos
Science - Study and teaching
Learning
Teaching
Textbooks
Data do documento: 27-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: KAISER, Angélica Karine. Aulas práticas em ciências: análise de livros didáticos utilizados nas escolas públicas do município de Santa Helena - Paraná. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019.
Resumo: A presente pesquisa apresentou como objetivo investigar a inserção de atividade práticas, junto à coleção de livros didáticos de Ciências utilizados na rede pública de ensino fundamental da cidade de Santa Helena/Paraná. Os dados foram analisados segundo os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. Foram estabelecidas dez categorias de análise denominadas de Projetos, Atividades, Explore, Vamos Fazer, Pensar Ciência, De Olho no Tema, Por uma Nova Atitude, Saiba Mais, Oficinas e Fique por Dentro. Considerou-se como sugestões de atividades práticas a presença de propostas de elaboração de experimentos, projetos, teatros, músicas, desenhos, vídeos, trabalhos em grupos e em dupla, passeios, coletas, elaboração de blogs, entrevistas, oficinas e pesquisas na internet. Incorporou-se à análise dos dados a Quantidade de Frequências (QF) e os Níveis das Atividades. Constatou-se que todos os Livros Didáticos utilizados na pesquisa apresentavam sugestões de aulas práticas, sendo as categorias de análise mais presentes as Atividades (56 registros) e Vamos Fazer (31 registros). No que diz respeito ao Nível de Classificação, conforme o aumento do grau de liberdade que os alunos teriam para agir em relação às atividades propostas, não foram encontradas nos livros didáticos analisados, atividades que correspondessem ao Nível 0 e Nível 3. Entretanto, entendemos que há qualidade nos livros didáticos analisados no que diz respeito a sugestões de aulas práticas para o Ensino de Ciências com a presença de elementos problematizadores em todas as unidades analisadas. Sendo assim, acreditamos na potencialidade destes materiais para uma abordagem mais reflexiva por parte dos alunos, a partir da mediação ativa dos professores.
Abstract: The present research aimed to investigate the insertion of practical activities, together with the collection of science textbooks used in the public elementary school network of the city of Santa Helena / Paraná. The data were analyzed according to the theoretical and methodological assumptions of Content Analysis. Ten categories of analysis have been established called Projects, Activities, Explore, Let's Do, Think Science, Have an Eye on the Theme, a New Attitude, Learn More, Workshops and Get Inside. It was considered as suggestions of practical activities the presence of proposals of elaboration of experiments, projects, theaters, songs, drawings, videos, works in groups and in double, walks, collections, elaboration of blogs, interviews, workshops and researches in the Internet. Data were entered into the Frequency Quantity (QF) and Activity Levels. It was verified that all Didactic Books used in the research presented suggestions of practical classes, with the categories of analysis being more present the Activities (56 registers) and Let's Do (31 registers). Regarding the Level of Classification, according to the increase in the degree of freedom that the students would have to act in relation to the proposed activities, activities that corresponded to Level 0 and Level 3 were not found in the textbooks analyzed. However, we understand that there is quality in the textbooks analyzed with regard to suggestions of practical classes for Science Teaching with the presence of problematizing elements in all the analyzed units. Therefore, we believe in the potential of these materials for a more reflexive approach on the part of the students, from the active mediation of the teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15645
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SH_COBIO_2019_1_02.pdf4,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.