Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15688
Título: Levantamento de custos para implantação de sistemas sustentáveis em uma edificação residencial
Autor(es): Limberger, Débora Cristina da Motta
Orientador(es): Bressiani, Lucia
Palavras-chave: Construção sustentável
Indústria de construção civil - Custos
Sustentabilidade
Sustainable construction
Construction industry - Costs
Sustainability
Data do documento: 11-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: LIMBERGER, Débora Cristina da Motta. Levantamento de custos para implantação de sistemas sustentáveis em uma edificação residencial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
Resumo: O termo sustentabilidade e suas aplicações vêm promovendo a atenção mundial e na esfera das construtoras, coloca-se a necessidade da atuação empresarial estar voltada a contribuir para a sustentabilidade global. A humanidade está em busca de alternativas que não agridam o meio ambiente, tentando reverter os danos ocasionados pelo homem, uma vez que o impacto ambiental causado pela urbanização acelerada e a construção civil têm forte interferência no meio ambiente. Atualmente, apesar de existir muitos estudos sobre como incorporar conceitos de sustentabilidade em edificações, ainda não é significativo o número de empreendimentos sustentáveis no país, sendo fundamental o desenvolvimento de mais pesquisas nesta área. Com o objetivo de compreender e exemplificar a possibilidade de introdução de parâmetros sustentáveis nos futuros empreendimentos destinados à habitação, este trabalho teve como proposta levantar os custos para implantação destes parâmetros em uma residência unifamiliar com área de 70 m², comparando com os custos da mesma edificação utilizando materiais convencionais de construção. Para cumprir este objetivo foi selecionado um projeto residencial, onde foram incorporados parâmetros sustentáveis nos serviços de instalações elétricas, cobertura, tapume, alvenaria, pintura, instalações hidrossanitárias, esquadrias, bem como inseridos painéis solares para aquecimento de água e cisterna para reaproveitamento de água pluvial. Em seguida foram elaborados dois orçamentos, ou seja, um para o projeto com os parâmetros sustentáveis e outro para o projeto convencional. As modificações resultaram num aumento de 27,22% no custo final do orçamento sustentável comparado ao convencional. Vale destacar que os custos intangíveis, como o retorno econômico proporcionado pelos parâmetros sustentáveis ao longo da vida útil de utilização da edificação, não foram considerados nos orçamentos. Desta forma, a pesquisa contribui com a disseminação de informações sobre o emprego de conceitos sustentáveis na construção civil.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15688
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
levantamentocustossistemassustentaveis.pdf5,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.