Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15690
Título: Análise das condições oferecidas nas áreas de vivência dos canteiros de obras: estudo de caso na cidade de Toledo/PR
Autor(es): Hauy, Claudia Marquezini
Orientador(es): Furlan, Gladis Cristina
Palavras-chave: Construção civil - Medidas de segurança
Higiene do trabalho
Instalações hidráulicas e sanitárias
Building - Safety measures
Industrial hygiene
Plumbing
Data do documento: 17-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: HAUY, Claudia Marquezini. Análise das condições oferecidas nas áreas de vivência dos canteiros de obras: estudo de caso na cidade de Toledo/PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
Resumo: Ainda é muito comum encontrar nas obras, áreas de vivência com locais inadequados para a alimentação, descanso ou troca de roupa. Além disso, pode-se observar muitas obras com número de chuveiros, armários, vasos sanitários em desconformidade com o que a norma estabelece. Este estudo visou levantar as situações das instalações sanitárias, vestiários e refeitórios de 11 áreas de vivência de obras da cidade de Toledo/PR, bem como analisar e verificar o grau de conformidade destas obras com itens NR 18 e a NBR 12284:1991. Desta forma, através da aplicação do check list, verificou-se que a instalação que apresentou o resultado mais satisfatório foi o refeitório, atingindo um grau de conformidade de 82% e a que apresentou o menor grau de conformidade foi o vestiário, com apenas 46%. De um modo geral, 66% do total de itens foram atingidos, porém, ainda existem 34% que não foram cumpridos ou que foram negligenciados. As causas podem ser atribuídas ao fato de que muitas empresas não veem a real necessidade do cumprimento das normas referentes às áreas de vivência, justificando que os custos são muito altos. Esta pesquisa chama a atenção para as irregularidades visando orientar sobre a correta organização e execução das áreas de vivência, podendo ser aproveitada pelo mercado da construção civil de forma a melhorar a qualidade de vida dos funcionários e, consequentemente, o produto final.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15690
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
condicoesoferecidasareasvivencia.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.