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dc.creatorBarreto, Miria Becker Prestes
dc.date.accessioned2020-11-19T13:20:04Z-
dc.date.available2020-11-19T13:20:04Z-
dc.date.issued2019-07-03
dc.identifier.citationBARRETO, Miria Becker Prestes. Uma análise de livros didáticos do ensino médio no ensino de matemática financeira. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15845-
dc.description.abstractAll people are involved with some sort of financial transaction. It is with bank accounts or simple payments of some installment at any store. For these transactions to be fulfilled correctly, people need to be aware of interest rates, financing and banking applications. In this context, the content of Financial Mathematics needs to be better explored in the classroom because, in most public schools, it is left to be taught in the fourth quarter. This situation of lack of knowledge should not occur, because according to the National Education and Guidelines Law number 9394 of 1996, the teaching of Financial Mathematics must occur in all stages of Basic Education, since its importance in the life of the citizen is unquestionable. So, if on the one hand, the legislation predicts for the teaching of Financial Mathematics, on the other, people know less and less about it. In order to find some answers to this problem, we propose to answer the following question: how is Financial Mathematics taught in High School textbooks? To answer this question, we aim to verify how textbooks bring the teaching of Financial Mathematics in High School. To achieve this goal, it is necessary to analyze textbooks, investigate the mathematical contents that are present in the books and the laws, to reflect if the contents are being approached with daily situations, if there are uses of the mathematical teaching trends, besides comparing if the textbooks investigated are in accordance with what the State Curriculum Guidelines (DCE) and the National Textbook Plan (PNLD) say they should have. The methodology applied to this work is qualitative (BICUDO, 2004), so a documental bibliographic review (GIL, 2002) was carried out in books and official teaching documents. Finally, two analyzes were carried out based on the categories of analysis of Santos (2012) always compared with the State Curriculum Guidelines (DCE) and the PNLD. We can highlight through the analysis of these books that this content is contextualized with everyday situations, however, some changes related to the methodology can be realized.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.subjectBusiness mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectHigh school studentspt_BR
dc.titleUma análise de livros didáticos do ensino médio no ensino de matemática financeirapt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of high school textbooks in teaching financial mathematicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoTodas as pessoas estão envolvidas com algum tipo de transação financeira. Seja com contas bancárias ou simples pagamentos de alguma prestação em alguma loja. Para que essas transações sejam realizadas de forma correta, as pessoas precisam ter conhecimento de taxas de juros, financiamentos e aplicações bancárias. Nesse contexto, o conteúdo de matemática financeira precisa ser mais bem explorado em sala de aula, pois, em boa parte dos colégios públicos, ele é deixado para ser ensinado no quarto bimestre. Essa situação de falta de conhecimento não deveria ocorrer, pois de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394 de 1996, o ensino de Matemática Financeira deve ocorrer em todas as etapas da Educação Básica, já que sua importância na vida do cidadão é indiscutível. Assim, se de um lado, a legislação prevê o ensino de matemática financeira, por outro, as pessoas sabem cada vez menos sobre o assunto. Com o intuito de buscar algumas respostas à essa problemática nos propomos a responder à seguinte pergunta: como a matemática financeira é trabalhada nos livros didáticos do ensino médio? Para responder a essa pergunta, objetivamos verificar o modo como os livros didáticos trazem o ensino de matemática financeira no ensino médio. Para alcançar tal objetivo se faz necessário: analisar livros didáticos, investigar os conteúdos matemáticos que estão presentes nos livros e nas leis, refletir se estão sendo abordados os conteúdos com situações do dia a dia, se há usos das tendências da matemática, além de comparar se os livros didáticos investigados estão de acordo com o que as Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE) e o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) afirmam que deve ter. A metodologia aplicada a este trabalho é de caráter qualitativo (BICUDO, 2004), assim foi realizada uma revisão bibliográfica documental (GIL, 2002) em livros e documentos oficiais de ensino. Por fim, foram realizadas duas análises a partir das categorias de análise de Santos (2012) sempre comparadas com as Diretrizes Curriculares Estaduais e o PNLD. Podemos destacar através das análises desses livros que este conteúdo é contextualizado com situações do cotidiano, contudo, algumas mudanças relacionadas à metodologia podem ser realizadas.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Merli, Renato Francisco
dc.contributor.referee1Merli, Renato Francisco
dc.contributor.referee2Merli, Ana Cláudia de Oliveira Guizelini
dc.contributor.referee3Novaes, Barbara Winiarski Diesel
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

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