Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15856
Título: Validação cruzada em geoestatística
Autor(es): Feiten, Viviane Vanessa Dohl
Orientador(es): Assumpção, Rosangela Aparecida Botinha
Palavras-chave: Análise espacial (estatística)
Variáveis (matemática)
Geologia
Spatial analysis (Statistics)
Variables (mathematics)
Geology
Data do documento: 8-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: DOHL, Viviane Vanessa. Validação cruzada em geoestatísica. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
Resumo: Este trabalho buscou apresentar um estudo geoestat´ıstico, utilizando modelos espaciais lineares a fim de testar o metodo de validac¸ ´ ao cruzada. Para testar ˜ esse metodo foram simulados dados com depend ´ encia espacial conhecida e identifi- ˆcado o melhor modelo segundo o metodo. A intenc¸ ´ ao principal ˜ e mostrar que o melhor ´ modelo identificado pelo metodo ´ e de fato o modelo utilizado na simulac¸ ´ ao dos dados, ˜ garantindo assim, que a validac¸ao cruzada pode ser considerada um m ˜ etodo robusto. ´ Os dados experimentais nos quais foram aplicadas as tecnicas geoestat ´ ´ısticas e em especial a validac¸ao cruzada se referem a produtividade de soja em um Latossolo ˜ Vermelho Distroferrico T ´ ´ıpico (EMBRAPA, 2009) com 57 ha, localizada no munic´ıpio de Cascavel - PR. Os resultados foram positivos e a tecnica de validac¸ ´ ao denominada ˜ validac¸ao cruzada foi vista como eficiente neste trabalho. Os dados experimentais fo- ˜ ram entao analisados segundo suas caracter ˜ ´ısticas descritivas, homogeneidade, dispersao, ind ˜ ´ıcios de normalidade e foram feitas as conclusoes cab ˜ ´ıveis com a precisao˜ e seguranc¸a desejada em relac¸ao ao m ˜ etodo de validac¸ ´ ao. Foi constatado que a ˜ validac¸ao cruzada indicou o modelo exponencial para os dados simulados exponen- ˜ cialmente e indicou o modelo gaussiano para os dados simulados com esse mesmo comportamento.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15856
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TD_COMAT_2015_1_01.pdf561,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.