Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTurra, Fernanda Fatima Ratajczyk
dc.date.accessioned2020-11-19T13:20:17Z-
dc.date.available2020-11-19T13:20:17Z-
dc.date.issued2016-07-01
dc.identifier.citationTURRA, Fernanda Fatima Ratajczyk. O conhecimento específico do campo multiplicativo de professores do 3º e 4º ano do ensino fundamental. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15859-
dc.description.abstractThis research aims to know as being the teaching of the multiplicative field operations the third and fourth year of a public school in the city of Toledo and that teachers' knowledge of these years on this subject. For this reason it is a theoretical review of related studies especially the theory of conceptual fields of Vergnaud (1990 ; 2009) with emphasis on theorems - in-action and the classification of activities used for teaching multiplying relating to the ideas Nunes (2005). For this we use as tools data collection interviews with teachers; materials of the National Program in literacy Age One ( PNAIC ); the came Brazil and its descriptors and some problems used by teachers for teaching multiplication one of the respondents provided. With the analysis of these data we can infer lack of insight clear on the concept multiplying by teachers what influences teaching this content, but we also realize that gradually changes taking place in education, since the activities used already address the multiplication in a comprehensive manner leaving it to teachers knowledge and reflection of this scope for later absorption of these ideas in their practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetização matemáticapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectNumeracypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleO conhecimento específico do campo multiplicativo de professores do 3º e 4º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe specific knowledge of the multiplicative field Teachers of the 3rd and 4th year of elementary schoolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa conhecer como está sendo o ensino de operações do campo multiplicativo no terceiro e quarto ano de uma escola pública municipal do município de Toledo e quais os conhecimentos dos professores destes anos relativos a este tema. Para isso faz-se uma revisão teórica sobre estudos relacionados, com destaque à teoria dos campos conceituais de Vergnaud (1990; 2009) com ênfase nos teoremas-em-ação e a classificação das atividades utilizadas para o ensino da multiplicação relacionando com as ideias de Nunes (2005). Utilizamos como instrumentos de coleta de dados as entrevistas com os professores; materiais do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); a provinha Brasil e seus descritores e alguns problemas utilizados pelos professores para o ensino da multiplicação, que um dos entrevistados nos forneceu. Com a análise destes dados conseguimos inferir há falta de clareza sobre o conceito da multiplicação por parte dos professores, o que influencia o ensino deste conteúdo, mas percebemos também que gradualmente estão ocorrendo transformações no ensino, uma vez que as atividades utilizadas já abordam a multiplicação de uma maneira abrangente cabendo aos professores o conhecimento e reflexão desta abrangência para uma posterior utilização em sua prática pedagógica.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Novaes, Barbara Winiarski Diesel
dc.contributor.referee1Novaes, Barbara Winiarski Diesel
dc.contributor.referee2Vertuan, Rodolfo Eduardo
dc.contributor.referee3Merli, Renato Francisco
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
campomultiplicativoprofessoresensinofundamental.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.