Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luiz Felipe
dc.date.accessioned2020-11-19T18:23:35Z-
dc.date.available2020-11-19T18:23:35Z-
dc.date.issued2017-11-08
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Felipe. Avaliação de usabilidade e prototipação de interface para ambientes colaborativos de aprendizagem. 2017. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15949-
dc.description.abstractThe use of collaborative environments in education has shown to be an effective tool in the dissemination of knowledge at a distance, providing a space for collective and collaborative study among the participants. Since interaction is one of the fundamental resources in these virtual collaboration environments, a user-friendly interface is necessary for greater productivity and efficiency in collaborative work. This work aims to propose a prototype interface for Collaborative Learning Environments, using data obtained through an usability evaluation on collaborative environments, applied to students of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). For the proposed evaluation, questionnaires were used as research instruments to evaluate the components of the collaborative environments E-Proinfo, Edmodo and Moodle. This work contemplated six stages of research: Systematic Bibliographic Review, Selection of the components of the collaborative environments of learning, Development of questionnaires to evaluate the Usability of selected components, Application of questionnaires to students of the courses of Computer Science and Systems Analysis of the UTFPR, Analysis and Development of the results obtained and Interface Prototyping for Collaborative Virtual Learning Environments. From these steps it was possible to identify usability disruptions on the selected components, and with the help of the specialized literature on HCI and Usability, interfaces were proposed that contemplated the improvements proposed by the evaluators as well as the heuristics and Usability rules defined by specialists in the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectInterfaces (Computadores)pt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectHuman-computer interationpt_BR
dc.subjectComputer interfacespt_BR
dc.titleAvaliação de usabilidade e prototipação de interface para ambientes colaborativos de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeUsability evaluation and interface prototyping for collaborative learning environmentspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO uso de ambientes colaborativos na educação tem se mostrado uma ferramenta eficaz na disseminação do conhecimento à distância, provendo um espaço de estudo coletivo e colaborativo entre os participantes. Tendo em vista que a interação é um dos recursos fundamentais nestes ambientes de colaboração virtuais, uma interface amigável se faz necessária para que haja maior produtividade e eficiência no trabalho colaborativo. Este trabalho tem como objetivo central propor um protótipo de interface para Ambientes Colaborativos de Aprendizagem, utilizando-se de dados obtidos através da avaliação de Usabilidade sobre ambientes colaborativos gratuitos, aplicadas aos alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para a avaliação proposta foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionários, visando avaliar os componentes dos ambientes E-proinfo, Edmodo e Moodle. Este trabalho contemplou seis etapas de pesquisa: Revisão Bibliográfica Sistemática, Seleção dos componentes dos ambientes colaborativos de aprendizagem, Desenvolvimento de questionários para avaliação de Usabilidade dos componentes selecionados, Aplicação dos questionários para os alunos dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UTFPR, Análise dos resultados obtidos e prototipação da interface para Ambientes Virtuais Colaborativos de Aprendizagem. A partir destas etapas foi possível identificar rupturas de usabilidade em componentes selecionados, e com auxílio da literatura especializada em IHC e Usabilidade foram propostas interfaces que contemplassem as melhorias sugeridas pelos avaliadores.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Ranthum, Geraldo
dc.contributor.referee1Ranthum, Geraldo
dc.contributor.referee2Kossoski, Clayton
dc.contributor.referee3Canteri, Rafael dos Passos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COCIC_2017_2_01.pdf3,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.