Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21509
Título: A desmotivação do professor em sala de aula, nas escolas públicas do município de São José dos Campos - SP
Autor(es): Silva, Daniella Neves da
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Escolas públicas
Professores
Professores - Satisfação no trabalho
Motivação no trabalho
Public schools
Teachers
Teachers - Job satisfaction
Employee motivation
Data do documento: 23-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Daniella Neves da. A desmotivação do professor em sala de aula, nas escolas públicas do município de São José dos Campos - SP. 2012. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: A educação pública vem sofrendo mudanças constantes no decorrer dos anos, desde a sua criação em 1549 até os dias atuais. Este trabalho tem o objetivo de investigar a desmotivação dos professores no Ensino Fundamental das escolas públicas de São José dos Campos, nos dias atuais, pois esta profissão vem sendo muito desvalorizada no decorrer dos anos pela sociedade e pelo governo. Muito se tem cobrado dos professores para que se tenha uma educação de qualidade, porém não se disponibiliza recursos e materiais para tal fim. A sociedade transfere para a escola deveres que seriam das famílias. Os baixos salários e as salas de aula superlotadas são também fatores que desmotivam esses profissionais e os afastam das salas de aula. A escola do século XXI, conta com o apoio da tecnologia, que se usada corretamente pode melhorar muito a qualidade da educação e a motivação de todos os envolvidos. A pesquisa realizada na EE. Profº Jorge Barbosa Moreira, no município de São José dos Campos, contou com a participação de 23 professores do Ensino Fundamental, que apontaram fatores desmotivantes, e também sugeriram algumas mudanças que se forem aplicadas podem melhorar a educação. Algumas políticas públicas voltadas para a escola e a sociedade precisam ser estudadas e aplicadas na educação básica para que todos – alunos e professores – possam se sentir motivados e trabalhem em conjunto para uma educação básica de qualidade.
Abstract: Public education has been undergoing constant changes over the years, since its inception in 1549 until today. This study aims to investigate the motivation of teachers in elementary education from public schools in São José dos Campos, in the present day, because this profession has been much undervalued over the years by society and the government. Very charged without the teachers in order to have a quality education, but is not ready resources and materials for this purpose. The company transfers to a school that would be household duties. Low wages and overcrowded classrooms are also factors that discourage these professionals and away from classrooms. The school of the century, with the support of technology, which if used correctly can greatly improve the quality of education and motivation of all involved. A survey in EE. Profº Jorge Moreira Barbosa, in São José dos Campos, with the participation of 23 elementary school teachers, who pointed demotivating factors, and also suggested some changes that if implemented can improve education. Some public policies for schools and society need to be studied and applied in basic education for all - students and teachers - can feel motivated and work together for a quality basic education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21509
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_II_2012_87.pdf714,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.