Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23631
Título: Uma rede social para o ensino médio
Título(s) alternativo(s): A social network for high school
Autor(es): Ribeiro, Antonio Rubens Castelli
Orientador(es): Oliveira, Wellton Costa de
Palavras-chave: Educação
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Ensino via Web
Education
Educational technology
Computer-assisted instruction
Web-based instruction
Data do documento: 27-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: RIBEIRO, Antonio Rubens Castelli. Uma rede social para o ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2020.
Resumo: A educação é a base sólida de conhecimento cientı́fico sobre o mundo e como ele se compõe aos sujeitos da sociedade, o docente necessita buscar conhecimento e métodos que gerem inclusão em relação ao discente, para que o mesmo possa intervir com dúvidas que normalmente surgem no processo de exposição do conteúdo. O docente se disponibilizando a realizar atividades que insiram conceitos tecnológicos, gerando inclusão, interação e voz ativa ao discente, trabalhando a autenticidade no momento em que o discente realiza uma pergunta, na qual diverge dos diversos nı́veis de conhecimentos entre os inclusos em sala de aula. Considerando esses fatores, o trabalho tem como objetivo a construção de uma ferramenta educacional e tecnológica, contendo caracterı́sticas de uma rede social onde o discente poderá interagir com o docente pelo intermédio de perguntas, optando por apresentar a real identidade ou ocultando-a. A ferramenta inserida no ambiente escolar contribuirá na relação entre a teoria e a prática, na utilização de metodologias ativas no ambiente escolar e sanando as dúvidas que normalmente surgem no decorrer da exposição de um novo conteúdo, oportunizando a aprendizagem colaborativa.
Abstract: Education is the solid base of scientific knowledge about the world and how it is composed to the subjects of society, the teacher needs to seek knowledge and methods that generate inclusion in relation to the student, so that he can intervene with doubts that normally arise in the process exposure of the content. The teacher is willing to carry out activities that insert technological concepts, generating inclusion, interaction and active voice to the student, working on authenticity at the moment the student asks a question, in which he diverges from the different levels of knowledge among those included in the classroom. Considering these factors, the work aims to build an educational and technological tool, containing characteristics of a social network where the student can interact with the teacher through questions, choosing to present the real identity or hiding it. The tool inserted in the school environment will contribute to the relationship between theory and practice, in the use of active methodologies in the school environment and in solving the doubts that normally arise during the exposure of new content, enabling collaborative learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23631
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2020_1_02.pdf733,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.