Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23803
Título: Educação profissional: o cenário da evasão escolar no Curso Técnico em Informática para Internet - em EAD
Título(s) alternativo(s): Professional education: the scene of school evasion in the Technical Course in Internet Computing - in EAD
Autor(es): Carneiro, Edevaldo Rodrigues
Orientador(es): Frasson, Antonio Carlos
Palavras-chave: Evasão escolar
Ensino à distância
Ensino profissional
Dropouts
Distance education
Professional education
Data do documento: 13-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CARNEIRO, Edevaldo Rodrigues. Educação profissional: o cenário da evasão escolar no Curso Técnico em Informática para Internet - em EAD. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: No sistema educacional brasileiro uma das temáticas que tem preocupado os dirigentes das Instituições de Ensino está relacionada à evasão escolar, a qual leva os alunos a abandonar seus estudos antes da conclusão da etapa. Nesta conjuntura tem-se a Rede e-Tec Brasil, com a finalidade de desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade a distância. Neste sentido, objetiva-se neste trabalho investigar o fenômeno da evasão escolar no Curso Técnico em Informática para Internet, ofertado pelo Câmpus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na modalidade a distância. Para atender ao presente objetivo, esta pesquisa centra-se nos determinantes de uma pesquisa aplicada, qualitativa, com ênfase em um estudo de caso. A amostra em estudo é representada por 371 (trezentos e setenta e um) alunos desistentes da primeira e segunda edições do curso Técnico em Informática ofertado pela UTFPR - Câmpus Ponta Grossa em parceria com instituições de ensino da esfera estadual situadas nos municípios de Porto Amazonas, Teixeira Soares, Reserva, Ivaí, Figueira, Balsa Nova, Curiúva, Apucarana, Cornélio Procópio e Guarapuava. Os dados foram obtidos junto ao Sistema de Controle Acadêmico da referida instituição. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica do questionário, composto por 20 (vinte) questões. A análise dos resultados foi realizada por meio da escala tipo Likert de cinco pontos. O resultado da análise realizada nas respostas dos participantes da pesquisa evidenciou que as dificuldades com o uso da tecnologia para acessar e navegar na plataforma MOODLE podem ser consideradas umas das principais razões que levaram os alunos a evadir do referido curso, com destaque para a dificuldade em utilizar o computador e o sistema disponibilizado para troca de conhecimento. A par desse resultado, o produto educacional apresentado centra-se em um Tutorial de auxílio aos usuários da plataforma MOODLE, que facilitará o acesso e a navegação na mesma, contribuindo para troca de conhecimento no contexto do processo ensino-aprendizagem.
Abstract: Considering Brazilian educational system, school dropout is one of the issues that worries leaders of Educational Institutions the most. One of the efforts provided by Brazilian leadership was to create professional and technological education through distance education modality, the so called e-Tec Brasil Network. Its main purpose is to develop professional and technological education through distance education in order to overcome school dropout. This study fits its purpose as it proposes a case study of one of the courses offered by e-Tec Brasil Network: Technical Course of Computer Science for Internet, provided by Federal University of Technology of Paraná State (UTFPR) - Ponta Grossa Campus and it aims to evaluate and investigate school dropout phenomenon. The Technical Course of Computer Science for Internet works in partnership with state-level educational institutions located in the municipalities of Porto Amazonas, Teixeira Soares, Reserva, Ivaí, Figueira, Balsa Nova, Curiúva, Apucarana, Cornélio Procópio and Guarapuava. As an applied and qualitative research, a five-point Likert scale questionnaire, with 20 (twenty) questions, was applied to 371 (three hundred and seventy-one) students who have dropped out the first and second editions of the Computer Science course. Analysis have shown that the difficulties with the use of technology to access and navigate on the MOODLE platform can be considered one of the main reasons that led students to evade. Results also point out that the difficulty in using a computer and the available system in order to exchange knowledge. For such reason, this study presents a Tutorial Video which main objective it to help MOODLE users by giving detailed information on accessing and navigating the platform, facilitating the knowledge exchange in any teaching-learning context.
Descrição: Acompanha produção técnica: Educação profissional: o cenário da evasão escolar no Curso Técnico em Informática para Internet - em EAD
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23803
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoprofissionalcenarioevasao.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacaoprofissionalcenarioevasao_produto.pdf3,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons