Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23826
Título: Proposta de redução do custo total de propriedade (TCO) de uma frota de caminhões canavieiros após a otimização de suas configurações: um estudo de caso em uma usina em Araraquara
Título(s) alternativo(s): Total cost of ownership (TCO) reduction proposal for a sugarcane truck fleet after the optimization of its configuration: a case study at a power plant located at Araraquara
Autor(es): Pereira, Fernando Raupp
Gasperin, Leonardo
Orientador(es): Lara, Adriano Perpétuo de
Palavras-chave: Cana-de-açúcar - Transporte
Veículos a motor - Frotas - Custos
Transporte - Custos
Análise econômico-financeira
Sugarcane - Transportation
Motor vehicle fleets - Costs
Transportation - Costs
Ratio analysis
Data do documento: 18-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PEREIRA, Fernando Raupp; GASPERIN, Leonardo. Proposta de redução do custo total de propriedade (TCO) de uma frota de caminhões canavieiros após a otimização de suas configurações: um estudo de caso em uma usina em Araraquara. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso de (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A otimização dos processos que envolvem a produção em uma empresa é de extrema importância para a redução de custos produtivos. No caso de uma usina sucroalcooleira, o processo de transporte da cana-de-açúcar tem uma participação significativa nos custos totais, e reduzi-lo pode causar um grande impacto financeiro. Assim sendo, para que este estudo fosse possível, foram levantados os dados operacionais atuais de uma usina localizada em Araraquara no interior do estado de São Paulo, para posterior proposta de otimização da configuração da frota de caminhões canavieiros dessa usina. Para tanto, foram utilizados os softwares PERF e WIS, disponibilizados pela montadora de caminhões em estudo. Com os dois cenários de frota definidos foram calculados ambos os custos totais de propriedade tanto para a frota atual quanto para a frota proposta. Feito isso, foi realizada uma análise financeira, comparando os gastos atuais e os gastos no cenário proposto, chegando a uma economia de 4,41% dos custos totais para o transporte da cana-deaçúcar por ano. Por fim, o estudo foi validado com os objetivos traçados e conseguiuse atingir os propósitos desejados.
Abstract: The optimization process that involves a company production has a very significant importance for the total costs reduction. In the case of a sugarcane power plant, the cane transport process has a significant participation at the total cost and decreasing it can lead to a big financial impact. Therefore, for this study to be possible, the current operational data of a plant located in the countryside of the state of São Paulo were collected. At the same time, an optimization of the sugarcane trucks fleet configuration from this plant was done using the software PERF and WIS, provided by the truck company under study. With both scenarios defined, the TCO calculation was done for both actual and proposed fleets. After that, a financial analysis was performed, comparing the current and proposed spending, reaching a saving of 4,41% of total cost for sugarcane transportation per year. Finally, the study was validated with the set objectives and the desired purposes were achieved.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23826
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2019_2s_11.pdf
  Disponível a partir de 2219-11-18
10,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.