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Título: Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência
Autor(es): Santos, Felipe Mateus Ribeiro dos
Orientador(es): Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Palavras-chave: Educação inclusiva
Universidades e faculdades
Integração social
Pessoas com deficiência
Inclusive education
Universities and colleges
Social integration
People with disabilities
Data do documento: 26-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTOS, Felipe Mateus Ribeiro dos. Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: A educação é um direito constitucional dos cidadãos, sendo responsabilidade da escola oferecer educação inclusiva de qualidade para todos os seus alunos independente de eventuais limitações físicas ou cognitivas. Em vista disso, o presente trabalho teve o objetivo de conhecer as concepções de toda comunidade acadêmica da UTFPR - Campus Ponta Grossa, a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência e sobre o processo de educação inclusiva. Participaram da pesquisa 374 alunos, 28 professores e 17 funcionários (entre eles técnicos administrativos, equipe pedagógica e prestadores de serviços que trabalham nos mais variados ambientes institucionais). O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário investigativo, para avaliar as concepções dos participantes da pesquisa a respeito da inclusão. A análise dos dados coletados através dos questionários foi realizada por meio de análises estatísticas descritivas. Os resultados obtidos permitiram conhecer a realidade da instituição e também as concepções de toda comunidade acadêmica a respeito da inclusão de pessoas com deficiência, criando um diagnóstico fundamental para a implementação de processos inclusivos visando educação de qualidade para todos.
Abstract: The education is a constitutional right of citizens, and it is the responsibility of the school to provide quality inclusive education for all its students regardless of any physical or cognitive limitations. In view of this, the present work had the objective of knowing the conceptions of academic community of UTFPR - Campus Ponta Grossa, regarding the educational inclusion of people with disabilities and the process of inclusive education. 374 students, 28 teachers and 17 employees (including administrative technicians, pedagogical staff and service providers working in the most varied institutional environments) participated in the study. The instrument used in data collection was an investigative questionnaire to evaluate the participants' conceptions regarding inclusion. The analysis of the data collected through the questionnaires was performed through descriptive statistical analyzes. The results obtained allowed to know the reality of the institution and also the conceptions of every academic community regarding the inclusion of people with disabilities, creating a fundamental diagnosis for the implementation of inclusive processes aiming at quality education for all.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23915
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