Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24089
Título: Utilização do ciclo PDCA na implementação de um sistema de gestão da manutenção em uma indústria metalomecânica da região de Londrina
Título(s) alternativo(s): Utilization of the PDCA cycle in the implementation of a maintenance management system in a metalworking industry in the Londrina region
Autor(es): Milani, Vitor Blanc
Orientador(es): Pitelli, Eduardo José
Palavras-chave: Manutenção
Máquinas-ferramenta - Confiabilidade
Indústrias metalúrgicas
Maintenance
Machine-tools - Reliability
Metalworking industries
Data do documento: 16-Jul-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MILANI, Vitor Blanc. Utilização do ciclo PDCA na implementação de um sistema de gestão da manutenção em uma indústria metalomecânica da região de Londrina. 2020. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta a implementação de um sistema de gestão da manutenção em uma abordagem prática-conceitual, com foco em uma indústria metalomecânica da região de Londrina no norte do Paraná. Apresenta-se conceitos de qualidade, manufatura enxuta, ferramentas cíclicas e criação de um ambiente propício a sustentação permanente das melhorias propostas. Discute-se os obstáculos intrínsecos a implementação de ferramentas inauditas a realidade da empresa objeto do estudo. O estudo verificou por meio de indicadores de desempenho a efetividade da utilização dos ciclos PDCA e SDCA como ferramentas de melhorias na gestão da manutenção. Traz como resultado um panorama dos benefícios e dificuldades encontradas durante todo o processo e uma discussão sobre cada uma delas.
Abstract: This work presents the implementation of a maintenance management system in a practical-conceptual approach, focusing on a metal-mechanic industry in the region of Londrina in northern Paraná. Concepts of quality, lean manufacturing, cyclical tools and the creation of a favorable environment for the permanent improvement of the proposed are presented. It discusses the intrinsic obstacles to the implementation of unprecedented tools in the reality of the company object of the study. The study verified through performance indicators the effectiveness of using the PDCA and SDCA cycles as tools for improvements in maintenance management. As a result, it provides an overview of the benefits and difficulties encountered throughout the process and a discussion of each one.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24089
Aparece nas coleções:LD - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaomanutencaoindustriametalomecanica.pdf5,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.