Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaulichen, Heloiza Mendes-
dc.date.accessioned2021-04-06T11:59:03Z-
dc.date.available2021-04-06T11:59:03Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.identifier.citationPAULICHEN, Heloiza Mendes. Ferramentas para análise de partidas de futsal utilizando processamento de imagens e visão computacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24643-
dc.description.abstractThe use of computer systems in sports has had a significant growth in last decade. Tools that help reduce errors such as computer vision to identify whether the ball has bounced in or out of a tennis court or whether or not it has passed the goal line in football field are widely known. But, although less popular, there are also systems that help each athlete or team quantify their performance, such as distances traveled, speeds attained, and positions where each athlete was on the court or field. However, futsal, a very popular sport in Brazil, still does not receive much attention regarding the development of these systems. In this work, tools will be developed and applications will be presented about image processing and computer vision for futsal game analysis. The approach was illustrated through video recordings of matches of the Campeonato Paranaense de Futsal (Serie Ouro), from which were automatically extracted the movements of the athletes of the team Pato Futsal from Pato Branco - PR, we decided to ignore the goalkeeper. Three video cut were analysed in this study and, from them, data visualization were generated to help coaches in their physical and tatical analysis. The videos, identified as I, II and III, showed different visualizations. Video I presented the best results, where all the players were identified and tracked. Video II showed tracking for three players and video III for two players.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInteligência computacionalpt_BR
dc.subjectVisualização da informaçãopt_BR
dc.subjectVisão por computadorpt_BR
dc.subjectComputational intelligencept_BR
dc.subjectInformation visualizationpt_BR
dc.subjectComputer visionpt_BR
dc.titleFerramentas para análise de partidas de futsal utilizando processamento de imagens e visão computacionalpt_BR
dc.title.alternativeTools for futsal matches analysis using image processing and computer visionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO uso de sistema computacionais nos esportes tem tido um significativo crescimento na última década. São de conhecimento geral ferramentas que ajudam a diminuir os erros, como o uso de visão computacional para identificar se a bola quicou dentro ou fora de uma quadra de tênis ou se passou ou não da linha do gol no futebol de campo. Mas, apesar de menos populares, também existem sistemas que ajudam cada atleta ou equipe a quantificar seu rendimento, como distâncias percorridas, velocidades atingidas e posições por onde cada atleta esteve na quadra ou campo. Entretanto, o futsal, esporte bastante popular no Brasil, ainda não recebe muita atenção quanto ao desenvolvimento destes sistemas. Neste trabalho, foram desenvolvidas ferramentas e apresentadas aplicações diretas de processamento de imagens e visão computacional para análise de partidas de futsal. A abordagem foi ilustrada por meio de gravações de vídeos de partidas do Campeonato Paranaense de Futsal (Serie Ouro), dos quais foram automaticamente extraídas as movimentações dos atletas da equipe Pato Futsal de Pato Branco - PR, optou-se por ignorar o goleiro. Três trechos de vídeo foram utilizados para este estudo e, a partir deles, foram elaboradas visualizações gráficas que auxiliarão a comissão técnica da equipe em suas análises físicas e táticas. Os vídeos, identificados como vídeo I, II e II, apresentaram resultados distintos para as visualizações. O vídeo I apresentou os melhores resultados, onde todos os jogadores foram identificados e mapeados. O vídeo II apresentou o rastreamento de três jogadores e o vídeo III apresentou visualizações para dois jogadores.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Pablo Gauterio-
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Pablo Gauterio-
dc.contributor.referee2Casanova, Dalcimar-
dc.contributor.referee3Madalosso, Emanoeli-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COENC_2019_2_02.pdf9,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.