Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPimenta Netto, Mário Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-04-12T23:29:39Z-
dc.date.available2022-12-01-
dc.date.available2021-04-12T23:29:39Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.citationPIMENTA NETTO, Mário Rodrigues. Escape Room: uma estratégia pedagógica para a promoção do letramento científico nas aulas de química do ensino médio. 2020. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24746-
dc.description.abstractStudies indicate that a science literacy individual becomes a transforming agent of the society in which he lives and starts to use his knowledge to solve practical problems for himself and the society around him. The science literacy can be provided in the school environment through the promotion of pedagogical strategies that promote investigative activities that have the potential to develop competencies and skills related to science knowledge and technology based on science. In this context, the use of educational games and, in particular, escape rooms, become an alternative with potential, because by challenging students to solve clues, puzzles and problems based on real physical situations and contexts, they promote an interrelation between scientific knowledge. The objective of this work is to propose an escape room experience for high school students and to analyze the potential of this proposal for the development of competences and skills with a view to promoting scientific literacy in high school chemistry classes. For that, we proposed an escape room experience. This experience was built from the elements and steps that constitute the escape room elaboration script proposed by a research project. The escape room was analyzed, with inspiration in content analysis, in order to present and discuss what we consider to be potential skills identified in the game. We analyze the skills identified in each of the proposed puzzles in order to fit them into the following categories a priori: 1) explain phenomena scientifically; 2) evaluate and plan scientific experiments; 3) to interpret data and evidence scientifically, which are the necessary skills for the student to be considered scientifically literate, according to the Science Assessment Matrix for Scientific Literacy at PISA. We argue that understanding what the skills and competencies are involved in / developed by the proposed game allows the teacher who will adopt it in the classroom to understand its potential for the promotion of student science literacy. When evaluating the possible skills present in each of the puzzles, we realized that the proposed escape room experience has the potential to develop the three skills described above and, consequently, the science literacy of the high school chemistry student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry (High School)pt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.titleEscape Room: uma estratégia pedagógica para a promoção do letramento científico nas aulas de química do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeEscape Room: a pedagogical strategy for the promotion of scientific literacy in high scool chemistry classespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEstudos apontam que um indivíduo letrado cientificamente se torna um agente transformador da sociedade em que vive e passa a utilizar os conhecimentos para a resolução de problemas práticos seus e da sociedade ao seu redor. O Letramento Científico pode ser oportunizado no ambiente escolar por meio da promoção de estratégias pedagógicas que promovam atividades investigativas que apresentem potencial para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao conhecimento de ciências e da tecnologia baseados nas ciências. Nesse contexto, o uso de jogos educativos e, em especial, os escape rooms, se tornam uma alternativa com potencial, pois ao desafiarem os alunos a solucionar pistas, enigmas e problemas pautados em situações e contextos físicos reais, promovem uma interrelação entre o conhecimento científico e o saber cotidiano. Desta forma, o objetivo deste trabalho é propor uma experiência de escape room para alunos do Ensino Médio e analisar as potencialidades desta proposta para o desenvolvimento de competências e habilidades com vistas à promoção do Letramento Científico nas aulas de Química do Ensino Médio. Para tanto, propusemos uma experiência de escape room, que foi construída a partir dos elementos e das etapas constituintes do roteiro de elaboração de escape room proposto por um projeto de pesquisa. A escape room foi analisada, com inspiração na análise de conteúdo, de modo a apresentarmos e discutirmos aquilo que consideramos ser potenciais competências identificadas no jogo. Para tal, analisamos as habilidades identificadas em cada um dos puzzles propostos de modo a enquadrálos nas seguintes categorias a priori: 1) explicar fenômenos cientificamente; 2) avaliar e planejar experimentos científicos; 3) interpretar dados e evidências cientificamente, que são as competências necessárias para que o aluno seja considerado letrado cientificamente, de acordo com a Matriz da Avaliação de Ciências para o Letramento Científico do PISA. Defendemos que compreender quais são as habilidades e competências envolvidas no pelo jogo proposto possibilita ao professor que irá adotá-lo em sala de aula perceber o seu potencial para a promoção do Letramento Científico do estudante. Ao avaliarmos as possíveis habilidades presentes em cada um dos puzzles, percebemos que a experiência de escape room proposta tem potencial para desenvolver as três competências descritas anteriormente e, consequentemente, o Letramento Científico do estudante de Química do ensino médio.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco-
dc.contributor.referee1Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco-
dc.contributor.referee2Broietti, Fabiele Cristiane Dias-
dc.contributor.referee3Amador, Cassio Henrique dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
escaperoomestrategiapedagogica.pdf
  Disponível a partir de 2022-12-01
2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.