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dc.creatorDavi, Patricia-
dc.date.accessioned2021-04-15T17:42:41Z-
dc.date.available2021-04-15T17:42:41Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationDAVI, Patricia. Desenvolvimento de um estudo de caso: controle de erosões na BR 487, Estrada Boiadeira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24771-
dc.description.abstractThe problems encountered during and after execution of the implementation of the execution or reconstruction of asphalt paving do not receive the necessary attention to guarantee comfort to the users of roads and highways. Therefore, companies responsible for the maintenance and preservation of pavements should be aware of the appearance of environmental liabilities, such as erosion. Erosion is defined as the process of disaggregating and transporting land by the action of erosive agents such as water and wind. The erosion-causing problems can be identified by studying the results of soil characterization tests and analyzing the pluviometric indexes of the regions near the erosion detection points. This paper is based on the development of studies using scientific data obtained through soil characterization tests to identify the possible causes of erosion caused in 2016 in some points of Highway BR 487, which links the cities of Campo Mourão and TuneirasD'Oeste. In addition, it presents the methodology adopted by the company responsible for the maintenance of the Highway to solve the erosion problems encountered. The soil characterization tests present in this paper (Granulometric Analysis and Specific Density) were performed in the soil mechanics laboratory of the UTFPR of Campo Mourão and their results allowed to identify soils with low percentage of clay and high specific gravity. The rainfall indexes provided by Institute of the waters of Paraná showed a higher incidence of precipitation in October in the regions of the erosion sites, and the solutions implemented by the company responsible (earth-moving, drainage, environmental recovery and geotextile blanket implantation) were subtle to solve erosion problems in the erosion points of BR 487 (PR).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSolos - Erosãopt_BR
dc.subjectMecânica do solopt_BR
dc.subjectChuvas - Frequência da intensidadept_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectSoil erosionpt_BR
dc.subjectSoil mechanicspt_BR
dc.subjectRainfall intensity duration frequenciespt_BR
dc.subjectRoadspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um estudo de caso: controle de erosões na BR 487, Estrada Boiadeirapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs problemas encontrados durante e após a execução da implantação da execução ou reconstrução da pavimentação asfáltica porventura não recebem a atenção necessária para garantir conforto ao usuário das estradas e rodovias. Por isso, as empresas responsáveis pela manutenção e preservação dos pavimentos devem estar atentas ao surgimento de passivos ambientais, como por exemplo, erosões. A erosão é definida como o processo de desagregação e transporte de terra pela ação de agentes erosivos como a água e o vento. Os problemas ocasionadores da erosão podem ser identificados por meio do estudo de resultados de ensaios de caracterização do solo e análise dos índices pluviométricos das regiões próximas aos pontos de constatação das erosões. Este trabalho se baseia no desenvolvimento de estudos por meio de dados científicos obtidos pela realização de ensaios de caracterização do solo para identificar as possíveis causas de erosões ocasionadas no ano de 2016 em alguns pontos da Rodovia BR 487, que liga as Cidades de Campo Mourão e Tuneiras D’Oeste. Além disso, apresenta a metodologia adotada pela empresa responsável pela manutenção da Rodovia para resolver os problemas de erosão encontrados. Os ensaios de caracterização do solo presentes neste trabalho (Análise Granulométrica e Massa Específica), foram realizados no laboratório de Mecânica dos Solos da UTFPR de Campo Mourão e seus resultados permitiram identificar solos com baixa porcentagem de argila e alta densidade específica. Os índices pluviométricos fornecidos pelo Instituto das Águas do Paraná apresentaram maior incidência de precipitação no mês de outubro nas regiões dos pontos com erosão e as soluções implantadas pela empresa responsável (terraplanagem, drenagem, recuperação ambiental e implantação de manta geotêxtil) foram sutis para sanar os problemas de erosão nos pontos de erosão da BR 487 (PR).pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Eudes José-
dc.contributor.referee1Fonseca, Ewerton Clayton Alves da-
dc.contributor.referee2Kruger, Fábio Rodrigo-
dc.contributor.referee3Arantes, Eudes José-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOSpt_BR
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