Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Claudia da-
dc.date.accessioned2021-05-05T13:14:48Z-
dc.date.available2021-05-05T13:14:48Z-
dc.date.issued2019-11-01-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Claudia da. Mudanças nas rotinas do departamento pessoal após a implantação do e-social: um estudo nos escritórios de contabilidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24902-
dc.description.abstractESocial is a subproject of SPED, considered the most complex project due to the volume of information involved. The study aims to identify changes in the routines of the accounting department personnel department with the implementation of eSocial. The research was conducted through a study in the accounting offices associated with SESCAP / PR and registered with CRC / SC. The methodology adopted to meet the general objective of the research was of descriptive nature of the data, with quantitative approach and fits as a survey. Data were collected through a questionnaire with open and closed questions, applied via email, structured through a Google Forms® form. We obtained 96 valid answers. The results show that there were difficulties in the implementation of eSocial, among the main ones in relation to the time of study to comply with current legislation, the awareness of customers and the adequacy of internal processes. Regarding the main changes in routines 95% of respondents agree that it was in relation to the information system used, followed by significant changes in the accounting offices as a whole and also in relation to the planning and study for the adequacy of new processes. Also evidences the increase of bureaucratization in the processes. Changes in routines are due to the greater need for timely information, interaction and control of information exchanged with customers considering the penalties for not meeting deadlines.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEscrituração contábilpt_BR
dc.subjectSistemas de recuperação da informação - Administraçãopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectContabilidade - Normaspt_BR
dc.subjectAdministração financeirapt_BR
dc.subjectBookkepingpt_BR
dc.subjectInformation storage and retrieval systems - Managementpt_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.subjectAccounting - Standardspt_BR
dc.subjectFinancial managementpt_BR
dc.titleMudanças nas rotinas do departamento pessoal após a implantação do e-social: um estudo nos escritórios de contabilidadept_BR
dc.title.alternativeChances in the routines of the personnel departament after the implementationn of the social a study in the accounting officespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO eSocial é um subprojeto do Sistema Público de escrituração Digital (SPED), considerado o projeto de maior complexidade devido ao volume de informações envolvidas. O estudo tem por objetivo identificar as mudanças nas rotinas do departamento pessoal dos escritórios de contabilidade com a implantação do eSocial. A pesquisa foi efetuada por intermédio de um estudo nos escritórios de contabilidade associados ao SESCAP/PR e registrados no CRC/SC. A metodologia adotada para atender o objetivo geral da pesquisa, foi de natureza descritiva dos dados, com abordagem quantitativa e enquadra-se como survey. Os dados foram coletados por meio de questionário, com questões abertas e fechadas, aplicado via e-mail, estruturado por meio de formulário do Google Forms®. Foram obtidas 96 respostas válidas. Os resultados demonstram que ocorreram dificuldades para a implantação do eSocial, dentre as principais em relação ao tempo de estudo para atender a legislação vigente a conscientização dos clientes e adequação dos processos internos. As principais mudanças nas rotinas para os respondentes foram em relação ao sistema de informação utilizado, no tempo de planejamento e estudo para a adequação dos novos processos, gerando assim mudanças significativas nos escritórios de contabilidade. Nota-se que as mudanças nas rotinas decorrem da maior necessidade de informações tempestivas, interação e controle das informações trocadas com os clientes considerando as penalidades previstas para o não cumprimento dos prazos determinados.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Rubbo, Priscila-
dc.contributor.referee1Rubbo, Priscila-
dc.contributor.referee2Schvirck, Eliandro-
dc.contributor.referee3Casagrande, Luiz Fernande-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programCiências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COCTB_2019_2_08.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.