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Título: Avaliação da superfície do pavimento asfáltico da rodovia rural OT-433 no município de Toledo-PR
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the asphalt pavement surface by rural highway OT-433 in the municipality of Toledo-PR
Autor(es): Vanzzo, Gabriel Felipe
Orientador(es): Silva, Elmagno Catarino Santos
Palavras-chave: Engenharia rodoviária
Pavimentos - Defeitos
Estradas rurais
Highway engineering
Pavements - Defects
Rural roads
Data do documento: 13-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: VANZZO, Gabriel Felipe. Avaliação da superfície do pavimento asfáltico da rodovia rural OT-433 no município de Toledo-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019.
Resumo: Nos municípios brasileiros de economia essencialmente agropecuária, a infraestrutura das estradas rurais é de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico. Boas condições das mesmas garantem o íntegro escoamento da produção e trazem segurança e conforto ao tráfego de veículos. No entanto, nos deparamos frequentemente com estradas em condições precárias e até abandonadas. Este estudo visou determinar o grau de deterioração mediante a contagem e classificação de defeitos superficiais, avaliar as condições de tráfego e acompanhar o desenvolvimento de manifestações patológicas existentes em uma rodovia vicinal do município de Toledo - PR. Para a avaliação da via de estudo seguiu-se o método estabelecido na norma DNIT 006/2003 – PRO, baseado nas terminologias da norma DNIT 005/2003 – TER. Foi realizada a avaliação de trechos da superfície da rodovia rural OT-433, que se inicia no km 253 da rodovia BR-163 e termina no distrito de Vila Ipiranga. Os resultados apontaram alta incidência dos defeitos de afundamentos, trincas do tipo “couro de jacaré” e desgaste superficial. O resultado calculado para o IGG foi de 275, o que classificou a rodovia com o conceito de degradação “péssimo”.
Abstract: In Brazilian municipalities with an essentially agricultural economy, rural road infrastructure is of fundamental importance for social and economic development. Good conditions guarantee the perfect flow of production and bring safety and comfort to vehicle traffic. However, we often come across roads in poor and even abandoned conditions. This study aimed to determine the degree of deterioration by counting and classifying surface defects, assessing traffic conditions and monitoring the development of pathological manifestations existing in a back road in the municipality of Toledo - PR. For the evaluation of the study route, the method established by DNIT 006/2003 - PRO was based on the terminology of DNIT 005/2003 - TER. Surface stretches of rural highway OT-433, which begins at km 253 of highway BR-163 and ends in Vila Ipiranga district, were evaluated. The results showed a high incidence of sinking defects, alligator leather cracks and surface wear. The calculated result for the IGG was 275, which classified the highway with the concept of “terrible” degradation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25071
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