Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25575
Título: Aplicação de ferramentas da qualidade no atendimento de não conformidades em uma empresa de embalagem no estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Application of quality tools in the treatment of non-conformities in a packaging company in the state of Paraná
Autor(es): Campos, Gabriela
Orientador(es): Tondato, Rogério
Palavras-chave: Controle de qualidade
Eficiência organizacional
Embalagens - Indústria
Quality control
Organizational effectiveness
Package goods industry
Data do documento: 13-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: CAMPOS, Gabriela. Aplicação de ferramentas da qualidade no atendimento de não conformidades em uma empresa de embalagem no estado do Paraná. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Este estudo objetivou aplicar as ferramentas da qualidade em busca da melhoria contínua em uma empresa de embalagens do estado do Paraná, como forma de obter a redução de não conformidades. Primeiramente foi realizado um referencial teórico abordando conceitos e exemplificando com gráficos e figuras a forma correta de utilizar cada uma das ferramentas. Posteriormente, foi apresentada a aplicação das mesmas em um estudo de caso real. Ao longo do estudo, também foi avaliada a eficácia das ações planejadas. Como conclusão, foi possível atestar a eficácia da utilização das ferramentas da qualidade e da necessidade da utilização de uma sistemática estruturada para nortear a resolução e a definição de causas raízes para não conformidades mais complexas ou técnicas, como a apresentada nesse estudo de caso.
Abstract: This study aimed to apply the quality tools in search of continuous improvement in a packaging company in the state of Paraná, to obtain the reduction of nonconformities. First, a theoretical framework was developed, addressing concepts and exemplifying with graphics and figures the correct way to use each of the tools. Subsequently, their application in a real case study was presented. Throughout the study, it was also assessed the effectiveness of the planned actions. As conclusion, it was possible to attest to the effectiveness of using quality tools and the need to use a structured system to guide the resolution and definition of root causes for more complex or technical nonconformities, such as the one presented in the case study.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25575
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ferramentasqualidadeempresa.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.