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dc.creatorOliveira, Matheus Vitoreli de-
dc.date.accessioned2021-08-17T12:28:00Z-
dc.date.available2021-08-17T12:28:00Z-
dc.date.issued2020-11-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Matheus Vitoreli de. Levantamento de emissões atmosféricas por veículos automotores leves. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25742-
dc.description.abstractAtmospheric emissions, derived from anthropogenic activities, mainly with the presence of compounds chemically harmful to nature, constitute a major problem of current air pollution. And nowadays, with the use of combustion engines, automobiles as our means of transportation, which facilitated the displacement becoming indispensable nowadays for the comfort, time and space. In such a way the present work had as objective to survey the contribution of combustion gases produced by atmospheric emissions by light motor vehicles within the collective of company X by calculating the contributions of atmospheric emissions due to their routine trajectory a vehicle spreadsheet sent by Company X's transportation sector with various models and brands was used. The contributions of emissions of Non-Methane Hydrocarbons (NMHC), Carbon Monoxide (CO), Carbon Dioxide (CO2) and Nitrogen Oxides (NOX) to the vehicles were calculated. Emissions were also simulated for the commuting routine within Company x in Londrina and a trip to Company X in the city of Ponta Grossa and which vehicles have the greatest contribution to the emission of pollutants were identified. Generally speaking, through the emission calculations, the brands that have the largest contribution individually, in the NMHC emission is the Ford Focus with approximately 15.6%, for CO it is the Renault Fluence with 17.5%, for the NOX and CO2 is the Volkswagen Kombi with 24.1% and 16.4% respectively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAr - Poluição - Mediçãopt_BR
dc.subjectGases do efeito estufapt_BR
dc.subjectVeículos a motor - Dispositivos de controle da poluiçãopt_BR
dc.subjectAir - Pollution - Measurementpt_BR
dc.subjectGreenhouse gasespt_BR
dc.subjectMotor vehicles - Pollution control devicespt_BR
dc.titleLevantamento de emissões atmosféricas por veículos automotores levespt_BR
dc.title.alternativeSurvey of atmospheric emissions by light motor vehiclesmpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs emissões atmosféricas, derivadas das atividades antropogênicas, principalmente com a presença de compostos quimicamente nocivos à natureza, constitui um grande problema da poluição atmosférica atual. E na contemporaneidade, com o uso de motores a combustão, automóveis como nosso meio de transporte, que facilitaram o deslocamento tornando-se indispensável na atualidade pelo conforto, tempo e espaço. De tal modo o presente trabalho teve como objetivo fazer o levantamento da contribuição de gases de combustão produzidos por emissões atmosféricas por veículos automotores leves dentro da coletividade da empresa X por meio do cálculo das contribuições de emissões atmosféricas devido ao trajeto rotineiro dos mesmos, foi utilizada uma planilha de veículos envida pelo setor de transporte da Empresa X com vários modelos e marcas. Foram calculadas as contribuições das emissões de Hidrocarbonetos Não-Metano (NMHC), Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Carbono (CO₂) e Óxidos de Nitrogênio (NOx) para os veículos. Também foi simulada as emissões para a rotina de deslocamento dentro da Empresa x em Londrina e uma viagem para a Empresa X na cidade de Ponta Grossa e foram identificados quais os veículos que possuem maior contribuição na emissão de poluentes. De modo geral por meio dos cálculos das emissões, as marcas de que têm a maior contribuição individualmente, na emissão de NMHC é o Ford Focus com aproximadamente 15,6%, para o CO é o Renault Fluence com 17,5%, para o NOX e o CO2 é o Volkswagen Kombi com 24,1 % e 16,4 % respectivamente.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Theodoro, Joseane Debora Peruço-
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafael Montanhini Soares de-
dc.contributor.referee2Fazolo, Ajadir-
dc.contributor.referee3Theodoro, Joseane Debora Peruço-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApt_BR
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