Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25751
Título: Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Competences in mathematical modelling activities in child education
Autor(es): Rezende, Mirian Ferreira
Orientador(es): Tortola, Emerson
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Matemática - Estudo e ensino
Educação baseada na competência
Educação pré-escolar
Mathematical models
Mathematics - Study and teaching
Competency based education
Education, Preschool
Data do documento: 3-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: REZENDE, Mirian Ferreira. Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a questão: quais competências podem ser desenvolvidas por alunos da Educação Infantil em atividades de Modelagem Matemática? Para isso foram desenvolvidas seis atividades de Modelagem Matemática, dentre as quais três foram analisadas nesta dissertação. Essas atividades foram desenvolvidas com alunos de 4 e 5 anos, em uma turma de Infantil IV, de um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado no Norte do Estado do Paraná. Para a coleta de dados utilizamos um gravador de áudio e dois celulares, com o objetivo de registrar as falas e expressões gestuais dos alunos, além disso coletamos suas produções escritas e realizamos anotações em um diário de campo. Para análise das atividades nos pautamos em uma abordagem qualitativa, por meio da qual buscamos nos dados indícios do desenvolvimento de competências, tanto em Matemática, quanto em Modelagem Matemática. A partir das análises, observamos o potencial de atividades de Modelagem Matemática para ensinar os alunos da Educação Infantil a pensar, raciocinar e modelar matematicamente e, particularmente no que se refere à Modelagem Matemática, a compreender e resolver problemas, produzir modelos matemáticos e avaliar soluções.
Abstract: This research aimed to investigate the question: what competences can be developed by students of Child Education in Mathematical Modelling activities? For that, six Mathematical Modelling activities were developed, among which three were analyzed in this dissertation. These activities were developed with students aged 4 and 5 years, in a class of Infantil IV, from a Municipal Center for Child Education, located in the North of the State of Paraná. For data collection we used an audio recorder and two cell phones, in order to record students’ speeches and gestural expressions, in addition, we collected their written productions and took notes in a field diary. For the analysis of the activities, we are guided by a qualitative approach, through which we seek the data for evidence of the development of competences, both in Mathematics, as in Mathematical Modelling. From the analysis, we observed the potential of Mathematical Modelling activities to teach Child Education students to think, reason and model mathematically and, particularly with regard to Mathematical Modelling, to understand and solve problems, produce mathematical models and evaluate solutions.
Descrição: Acompanha: Atividades de modelagem matemática na educação infantil: desenvolvendo competências.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25751
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
competenciasmodelagemmatematicainfantil.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
competenciasmodelagemmatematicainfantil_produto.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons