Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25789
Título: Levantamento de emissões atmosféricas por meio de veículos automotores e sua contribuição para a poluição do ar: um estudo de caso na UTFPR Londrina
Título(s) alternativo(s): Survey of atmospheric emissions by means of motor vehicles and their contribution to air pollution: a case study at UTFPR
Autor(es): Miguel, Roseane de Lourdes
Orientador(es): Theodoro, Joseane Debora Peruço
Palavras-chave: Ar - Poluição - Medição
Veículos a motor
Poluentes
Air - Pollution - Measurement
Motor vehicles
Pollutants
Data do documento: 28-Abr-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MIGUEL, Roseane de Lourdes. Levantamento de emissões atmosféricas por meio de veículos automotores e sua contribuição para a poluição do ar: um estudo de caso na UTFPR Londrina. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: O uso de veículos automotores tem aumentado nos últimos anos e, como consequência deste uso intenso de automóveis, a poluição atmosférica aumenta. Este estudo objetivou realizar um inventário das emissões atmosféricas de veículos automotores, utilizados pela comunidade que frequenta a Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Londrina. Para atingir esse objetivo, foi necessário consultar, na Tabela da CONPET (Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados de Petróleo e do Gás Natural), todos os carros utilizados pela comunidade que frequenta a UTFPR-LD de acordo com a marca, modelo e ano. Os dados possuem informações dos seguintes poluentes atmosféricos lançados pelo escapamento dos veículos: Hidrocarbonetos não metano (NMHC), Monóxido de carbono (CO), Óxidos de Nitrogênio (NOx) e Dióxido de carbono (CO2), além de informações acerca da quilometragem. Com esses dados, foi possível estimar as emissões totais, multiplicando-se pela distância média de 10 km que cada indivíduo dirige até a Universidade e pelo número de vezes que vai e volta na semana para a faculdade, bem como pelo número de semanas do semestre. O estudo foi realizado com 259 carros distribuídos em 13 marcas e fabricados entre os anos de 2013 e 2019. Para o poluente NMHC, resultou uma média de 0,0217 g/km e um total de 10,1198 kg/semestre lançados no ar, com a marca Chevrolet apresentando o maior valor médio e Volkswagen para maior emissão total. Para o poluente CO, a média foi de 0,4005 g/km e emissão total de 178,1291 kg/semestre com os maiores valores para as marcas Jeep e Ford, respectivamente. Já para o composto CO2, a média foi de 114,2422 g/km e a emissão total de 52583,4 kg/semestre. Dessa vez as marcas com pior resultado foram Jeep e Hyundai respectivamente. Por último o contaminante NOx teve média de 0,0280 g/km e emissão total de 13,7196 kg/semestre tendo maiores valores as marcas Renault e Fiat respectivamente. As melhores quilometragens foram apresentadas pelas marcas Peugeot e Chevrolet. Enfim, por meio de todo o estudo realizado foi possível verificar quais as marcas de carro que mais contribuem para a poluição atmosférica veicular e poder incentivar o consumidor a comprar com consciência. No geral os valores estiveram dentro do permitido pela legislação.
Abstract: The use of motor vehicles has increased in recent years and, as a result of this intense use of cars, air pollution increases. This study aimed to carry out an inventory of atmospheric emissions from motor vehicles, used by the community that attends the Federal Technological University of Paraná-Campus Londrina. To achieve this objective, it was necessary to consult, in the CONPET Table (National Program for the Rationalization of the Use of Petroleum Derivatives and Natural Gas), all the cars used by the community that frequents UTFPR-LD according to the make, model and year. The data contains information on the following air pollutants released by vehicle exhaust: Non-methane hydrocarbons (NMHC), Carbon monoxide (CO), Nitrogen oxides (NOx) and Carbon dioxide (CO2), in addition to information about mileage. With these data, it was possible to estimate the total emissions, multiplying by the average distance of 10 km that each individual drives to the University and by the number of times that they go back and forth in the week to college, as well as by the number of weeks of the semester. . The study was carried out with 259 cars distributed in 13 brands and manufactured between the years 2013 and 2019. For the pollutant NMHC, it resulted in an average of 0.0217 g / km and a total of 10.1198 kg / semester launched in the air, with the Chevrolet brand presenting the highest average value and Volkswagen for the highest total emission. For the CO pollutant, the average was 0.4005 g / km and total emission of 178.1291 kg / semester with the highest values for the Jeep and Ford brands, respectively. For the CO2 compound, the average was 114.2422 g / km and the total emission was 52583.4 kg / semester. This time the brands with the worst result were Jeep and Hyundai respectively. Finally, the NOx contaminant had an average of 0.0280 g / km and a total emission of 13.7196 kg / semester, with higher values for the Renault and Fiat brands, respectively. The best mileage was presented by the brands Peugeot and Chevrolet. Finally, through the entire study, it was possible to verify which car brands contribute the most to vehicular air pollution and to be able to encourage consumers to buy with awareness. In general, the values were within the limits allowed by the legislation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25789
Aparece nas coleções:LD - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
levantamentoemissoeslondrina.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.