Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26059
Título: A investigação da aprendizagem para a docência e para a pesquisa e a utilização da abordagem de ensino ISLE
Título(s) alternativo(s): Learning research for teaching and research and the use of the ISLE teaching approach
Autor(es): Morais, Helenice Satie
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Aprendizagem baseada na inquirição
Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Ensino à distância
Inquiry-based learning
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Distance education
Data do documento: 6-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MORAIS, Helenice Satie. A investigação da aprendizagem para a docência e para a pesquisa e a utilização da abordagem de ensino ISLE. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Esta dissertação apresenta indícios de aprendizagem de uma professora pesquisadora de sua própria prática no contexto de aplicação de um produto educacional de forma remota. A docente investigada relatou os principais movimentos do seu estudo durante o desenvolvimento de seu produto educacional (um conjunto de atividades inspirado no ciclo ISLE com o tema Ácidos e Bases - Escala de pH) e da estruturação de sua dissertação. Esses relatos foram descritos, reorganizados e categorizados por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016). As inferências sobre o aprendizado para a docência e para a pesquisa foram obtidas por meio da ferramenta analítica Focos da Aprendizagem do Professor Pesquisador - FAPP, elaborada por Vicentin et al. (2020), estruturada em cinco eixos principais: interesse, conhecimento, reflexão, comunidade e identidade. Evidenciou-se que essas categorias puderam ser acomodadas em subcategorias e estas, foram organizadas com mais detalhes e descrições por meio das sub subcategorias conforme as especificidades dos dados manifestados em cada foco. Os dados da presente pesquisa indicaram, por meio dos FAPP, a busca da professora pelo conhecimento docente para melhor atuação em sala de aula on-line, desde o momento da escolha do tema a ser desenvolvido no ambiente de ensino e de aprendizagem, a exploração de uma abordagem educativa que procurasse atender às necessidades educativas do maior número de estudantes no formato on-line e a pesquisa acadêmica. Demonstraram também as dificuldades encontradas nesse percurso e revelaram que a professora pesquisadora realizou descobertas sobre si própria, sobre suas ações, sobre seu processo de aprendizado como uma professora pesquisadora e sobre sua competência profissional em alguns aspectos. De um modo geral, evidenciou-se neste estudo o aprendizado para a pesquisa acadêmica e o aprendizado para a docência desta professora em um contexto pandêmico em que a situação de adaptação ao ensino remoto, exatamente no início da aplicação do conjunto de atividades, gerou o desafio de aprender a utilizar as ferramentas on-line em um curto período e adaptar a abordagem de ensino para a nova realidade.
Abstract: This dissertation presents evidence of learning of a teacher researcher of her own practice in the context of applying an educational product remotely. The researched teacher reported the main movements of her study during the development of her educational product (a set of activities inspired by the ISLE cycle with the theme Acids and Bases - pH Scale) and the structuring of her dissertation. These accounts were described, reorganized and categorized using the Textual Discourse Analysis of Moraes and Galiazzi (2016). The inferences about learning for teaching and for research were obtained through the analytical tool Foci of Learning of the Research Teacher - FAPP, developed by Vicentin et al. (2020), structured in five main axes: interest, knowledge, reflection, community, and identity. It was evident that these categories could be accommodated in subcategories and these were organized with more details and descriptions through the subcategories according to the specificities of the data manifested in each focus. The data from the present research indicated, through the FAPPs, the teacher's search for teaching knowledge for better performance in the online classroom, from the moment of choosing the theme to be developed in the teaching and learning environment, the exploration of an educational approach that sought to meet the educational needs of the largest number of students in the online format, and academic research. They also demonstrated the difficulties encountered in this journey and revealed that the teacher-researcher made discoveries about herself, about her actions, about her learning process as a teacher-researcher, and about her professional competence in some aspects. In general, it was evident in this study the learning for academic research and the learning for teaching of this teacher in a pandemic context in which the situation of adaptation to remote teaching, exactly at the beginning of the application of the set of activities, generated the challenge of learning to use online tools in a short period of time and adapting the teaching approach to the new reality.
Descrição: Acompanha: Conjunto de atividades inspirado no ciclo ISLE: ácidos e bases: escala de PH.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26059
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
investigacaoaprendizagemensinoisle.pdf7,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
investigacaoaprendizagemensinoisle_produto.pdf944,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons