Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26138
Título: Aplicação de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problema no curso de engenharia de produção da UTFPR - campus Londrina
Título(s) alternativo(s): Application of active methodology: problem-based learning in the production engineering course at UTFPR - campus Londrina
Autor(es): Ramalho, Sergio Galiano
Orientador(es): Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
Aprendizagem baseada em problemas
Engenharia de produção
Teaching - Methodology
Active learning
Problem-based learning
Production engineering
Data do documento: 20-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: RAMALHO, Sergio Galiano. Aplicação de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problema no curso de engenharia de produção da UTFPR - campus Londrina. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: No contexto atual, é eminente a necessidade de inovação no processo de ensino-aprendizagem, inclusive no ensino superior. As metodologias ativas têm apresentado ferramentas didáticas eficientes, tais como a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas, que agrega conceitos teóricos em atividades práticas em um trabalho colaborativo, alinhando com as necessidades do mercado, que procura profissionais que possam superar os frequentes desafios com flexibilidade, proatividade e trabalho em equipe na resolução de problemas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo de analisar a eficiência na aquisição e retenção do conhecimento da Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, aplicada na disciplina de Introdução à Administração, no curso de Engenharia de Produção da UTFPR - Campus Londrina. A metodologia utilizada no estudo foi a Pesquisa-Ação, com natureza quali-quantitativa e explicativa, buscando a partir de situações problemas com uma nova abordagem pedagógica, que os alunos sejam capazes de propor soluções em um ambiente de ensino participativo e interativo. Os resultados obtidos pela pesquisa utilizando a escala likert, mostrou um alto o grau de satisfação dos alunos em relação ao método utilizado com índices em todos os quesitos superiores a 80%. Na NPS - Net Promoter Score, obteve-se resultado igual 36 % demonstrando que poderão promotores da metodologia.
Abstract: In the current context, there is an eminent need for innovation in the teaching-learning process, including in higher education. Active methodologies have presented efficient didactic tools, such as the Problem-Based Learning methodology, which combines theoretical concepts in practical activities in a collaborative work, aligning with the needs of the market, which seeks professionals who can overcome the frequent challenges with flexibility, proactivity and teamwork in solving problems. In this sense, this work aims to analyze the efficiency in the acquisition and retention of knowledge of the Problem-Based Active Learning Methodology, applied in the subject Introduction to Administration, in the Production Engineering course at UTFPR – Campus Londrina. The methodology used in the study was Action Research, with a quali-quantitative and explanatory nature, seeking from problem situations with a new pedagogical approach, so that students can propose solutions in a participatory and interactive teaching environment. The results obtained by the research using the Likert scale, showed a high degree of student satisfaction in relation to the method used, with rates in all items above 80%. In NPS - Net Promoter Score, a result equal to 36% was obtained, demonstrating that they can promote the methodology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26138
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizagembaseadaproblemaengenharia.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.