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Título: Proposição do método de custeio pela margem de contribuição para uma rede moveleira varejista
Título(s) alternativo(s): Proposal of the cost method by the contribution margin for a retail furniture network
Autor(es): Cavassini, Eduardo dos Santos
Orientador(es): Ferreira, José Angelo
Palavras-chave: Controle de custo
Contabilidade gerencial
Comércio varejista
Mobiliário
Cost control
Managerial accounting
Retail trade
Furniture
Data do documento: 16-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: CAVASSINI, Eduardo dos Santos. Proposição do método de custeio pela margem de contribuição para uma rede moveleira varejista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: A expectativa de toda empresa é realizar transações que resulte em lucro. Para as empresas de pequeno porte, especialmente de cunho familiar, o controle financeiro costuma ser negligenciado e tratado de forma conjunta a renda da família. Os métodos de custeio figuram como importante ferramenta que auxilia nos processos de decisão, cujo principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos, além de definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto. Nesse sentido, este trabalho buscou desenvolver um modelo de Método de Custeio pela Margem de Contribuição numa Rede de Comércio Varejista de Móveis Localizada no Estado de São Paulo. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa-ação, onde houve a aplicação do Método de Custeio por Margem de Contribuição utilizando como base o mês de março de 2020 na empresa. A aplicação do método de custeio se mostro bem-sucedida, indicando quais os produtos que possuem maiores potenciais para auxiliarem na receita da empresa.
Abstract: The main purpose of every business company is to achieve the most profit over sales. For small companies, especially those family businesses, the financial control used to be neglected and treated as family income. All costing methods figures as the most important tool in the decision-making process, which relays in separating all fixed expenses and the variable ones, besides allowing to identify the individual contribution to the final price of items. Therefore, this work aimed to develop the contribution margin as costing system to a Furniture Retail Network located in São Paulo State. This study is characterized as an action-research, being utilized the Contribution margin as costing method to evaluate the finances from March 2020. The specific method utilized showed to be successful, indicating which products have the majors potentials to contribute to the company income.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26153
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