Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26323
Título: Estudo aerodinâmico das pás de uma turbina eólica de eixo horizontal de pequeno porte utilizando o software QBlade
Título(s) alternativo(s): Aerodynamic study of a horizontal axis blades in small wind turbine using the software QBlade
Autor(es): Nakahara, Renan Poli
Orientador(es): Salvo, Ricardo de Vasconcelos
Palavras-chave: Aerodinâmica
Energia eólica
Turbinas
Software gratuito
Aerodynamics
Wind power
Turbines
Open source software
Data do documento: 24-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: NAKAHARA, Renan Poli. Estudo aerodinâmico das pás de uma turbina eólica de eixo horizontal de pequeno porte utilizando o software QBlade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de estudo aerodinâmico das pás de uma turbina eólica de pequeno porte. O projeto aerodinâmico é realizado no software open source Qblade, que realiza cálculos com base no limite de Betz e na teoria de Glauert para perfis aerodinâmicos visando a otimização do perfil de pá da turbina. O ângulo de ataque, corda e ângulo de torção são calculados, e com isso a pá e o rotor são criados como um modelo computacional tridimensional. A partir do modelo gerado foram realizadas simulações que geraram valores de potência e de coeficiente de potência em relação a rotação, e com isso obteve-se o melhor perfil para a aplicação em condições de baixa velocidade e a demonstração de que o valor da relação Cl/Cd não é o fator imprescindível para obtenção da melhor extração de energia.
Abstract: This work presents a proposal for the aerodynamical study of a small horizontal axis wind turbine. The aerodynamic design is performed using Qblade, an opensource software, which performs calculations based on Betz limit and Glauert theory for aerodynamic optimization of the turbine blade profile. The angle of attack, chord and torsion angle are calculated, and with these computations, the blade and rotor are created as a tridimensional computational model. From the generated models some simulations were developed and values of power and power coefficient in relation to the rotation speed were carried out. The main study was capable to reach the best profile for the application of a small wind turbine in low velocity wind. Other than that, showed that not necessarily the Cl/Cd rate is essential to obtain the best energy gathering.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26323
Aparece nas coleções:LD - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudoaerodinamicopasturbina.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.