Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26503
Título: Análise financeira para a implantação de um sistema de aspiração de cascas no setor de preparação em uma indústria de produção de óleo de soja
Título(s) alternativo(s): Financial analysis for the implantation of a dehulling system in the preparation sector in a soybean oil production industry
Autor(es): Souza, Mariana Cristina Pereira de
Orientador(es): Chornobai, Cesar Arthur Martins
Palavras-chave: Soja - Indústria
Cascas
Análise econômico-financeira
Soybean industry
Bark
Ratio analysis
Data do documento: 13-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SOUZA, Mariana Cristina Pereira de. Análise financeira para a implantação de um sistema de aspiração de cascas no setor de preparação em uma indústria de produção de óleo de soja. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Em uma indústria esmagadora de soja, o farelo da soja é um produto de alto valor proteico resultante da extração de óleo do grão. O farelo é comercializado de acordo com o seu teor de proteína e quando este valor mínimo não é atingido, multas são aplicadas ao fornecedor. Diante da diminuição da quantidade de proteína in natura no grão, decorrente do foco de melhoria genética em produtividade, tem-se como alternativa de processo a utilização de um sistema de aspiração de cascas que realiza a retirada de 3 a 3,5% de fibra no momento da quebra do grão, gerando um saturamento de proteína no farelo final. Com o propósito de promover incremento no portfólio de produtos, diminuição de prejuízos financeiros decorrentes do não atendimento dos valores proteicos previstos em contrato e de manobras de processo este trabalho realizou um estudo em uma indústria do setor através de uma análise financeira da prospecção de ganhos de produção e comerciais para a implantação do sistema de descasque. Deste modo, conclui-se um potencial de payback de dois anos e lucro de 10 milhões de reais ao fim deste período.
Abstract: In the soybean crushing industry, soybean meal is a high-value protein resulted from the extraction of oils from the grains. The soybean bran is marketed according to its protein content, fines and penalties are imposed on the supplier when this minimum limit is not achieved. The focus of the plant genetic improvements on production yield had caused a significant decrease in the protein content of the soybean grains. It has been found that the utilization of a hull aspiration system can remove up to 3.5% of the grain fibers during the grain breakage stage, generating protein saturation in the final bran. In order to promote an increase in the product portfolio and reduce the financial losses resulted from contract violation of the minimum protein content value, this work carries out the study of a financial analysis for implantation this process in this industrial sector. In this context, it is concluded a two-year payback potential and a profit of R$ 10 million at the end of the same period.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26503
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisefinanceiraaspiracaocascas.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons