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Título: Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças
Título(s) alternativo(s): Teacher dialogues on child development from philosophy for/with children
Autor(es): Souza, Mayara Faria de
Orientador(es): Pereira, David da Silva
Palavras-chave: Educação de crianças
Escuta (Psicologia)
Diálogos
Professores - Formação
Early childhood education
Listening
Dialogues
Teachers, Training of
Data do documento: 17-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SOUZA, Mayara Faria de. Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Esta investigação teve como objeto o desenvolvimento de um processo educativo tecnológico, construído com professoras em atividade em uma unidade de Educação Infantil de um município do interior do Paraná. No intuito de disponibilizar para as professoras da rede municipal de Educação Infantil, um curso de formação continuada colaborativa, para promover o diálogo e estimular a escuta significativa entre essas professoras e seus alunos. Para isso, foi desenvolvido um processo dialógico de formação continuada colaborativa com educadoras, que tratou das possibilidades da Filosofia para/com Crianças no desenvolvimento dessa relação de cuidado, de afeto e de ensino e de aprendizagem, intitulado: Formação docente colaborativa: uma proposta de diálogo filosófico na Educação Infantil. Foram empregados nesse processo reflexões de autores como, Lipman (2001), Murris (2016), Carvalho (2020) e Santos (2020). Sobre o desenvolvimento desse programa em turmas da Educação Infantil, empregou-se autores como Burroughs e Mortari (2017) e Kaźmierczak (2020) que dissertam sobre como a Filosofia para/com Crianças pode ser relevante para o trabalho com crianças pequenas, ao transformar a educação em um espaço de liberdade intelectual para os alunos, ao promover aspectos ligados a curiosidade, a investigação, ao questionamento, ao diálogo e a escuta do outro. Ademais, foram utilizados autores como Ibiapina (2016) que discute sobre a formação colaborativa. A formação foi realizada em cinco encontros, em que procurou-se proporcionar as professoras da Educação Infantil municipal, momentos de diálogo e de reflexão a respeito de suas práticas pedagógicas, as quais em conjunto chegaram à conclusão acerca da importância que o diálogo e a escuta podem ocasionar no ensino e aprendizagem de crianças pequenas. Essa importância, foi compreendida como fundamental desde os bebês, os quais apesar de pequenos precisam fazer parte do diálogo em sala de aula, a fim de efetivar o direito de toda criança a participar ativamente de suas formações, para que se constitua uma educação democrática e de qualidade.
Abstract: This investigation had as its object the development of a technological educational process, built with active teachers in an Early Childhood Education unit in a municipality in the interior of Paraná. In order to make available to teachers in the municipal Early Childhood Education network, a collaborative continuing education course, to promote dialogue and encourage meaningful listening between these teachers and their students. For this, a dialogic process of collaborative continuing education with educators was developed, which addressed the possibilities of Philosophy for/with children in the development of this relationship of care, affection and teaching and learning, entitled: Collaborative teacher education: a proposal for Philosophical Dialogue in Early Childhood Education. Reflections by authors such as Lipman (2001), Murris (2016), Carvalho (2020) and Santos (2020) were used in this process. About the development of this program in Kindergarten classes, authors such as Burroughs and Mortari (2017) and Kaźmierczak (2020) were used to discuss how the Philosophy for/with Children can be relevant for working with young children, by transforming education in a space of intellectual freedom for students, by promoting aspects related to curiosity, investigation, questioning, dialogue and listening to the other. Furthermore, authors such as Ibiapina (2016) who discuss collaborative training. The training was carried out in five sessions, in which we sought to provide the municipal Kindergarten teachers with moments of dialogue and reflection about their pedagogical practices, which together reached the conclusion about the importance of dialogue and listening can lead to the teaching and learning of young children. This importance was understood as fundamental since babies, who, despite being small, need to be part of the dialogue in the classroom, in order to realize the right of every child to actively participate in their training, so that a democratic and of quality.
Descrição: Acompanha: Formação docente colaborativa: uma proposta de diálogo filosófico na educação infantil
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27103
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