Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27170
Título: Migração de uma engine de xadrez em Java para C# com estudo comparativo do desempenho de execução do algoritmo Minimax com podas alfa-beta
Título(s) alternativo(s): Migration of a Java chess engine to C # with comparative study of the performance of the execution of the Minimax algorithm with alpha-beta pruning
Autor(es): Santos, Valdinei Bucmaier
Orientador(es): Bueno, Luis Carlos Ferreira
Palavras-chave: Inteligência artificial
Jogos de tabuleiro
Xadrez
Java (Linguagem de programação de computador)
Artificial intelligence
Board games
Chess
Java (Computer program language)
Data do documento: 24-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SANTOS, Valdinei Bucmaier. Migração de uma engine de xadrez em Java para C# com estudo comparativo do desempenho de execução do algoritmo Minimax com podas alfa-beta. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo comparativo de desempenho de uma engine de xadrez em Java e outra em C#. A engine em C# foi construída a partir da migração de código em Java. Serve como guia para desenvolvedores que desejarem migrar aplicações e resultados numéricos de desempenho que podem ajudar na decisão de custo-benefício em casos de migração. Apresenta também as principais técnicas da IA que são utilizadas na construção de uma engine de jogos como o xadrez. A migração foi bem-sucedida, pois os movimentos resultantes em cada caso analisado em ambas as engines são idênticos. Testes de desempenho foram realizados considerando todas as fases do jogo (abertura, meio e final), em profundidades de busca 3 e 5. A engine Java se mostrou bastante superior em termos de desempenho.
Abstract: This paper presents a comparative study of the performance of a chess engine in Java and another in C#. The engine in C# was built from code migration in Java. It serves as a guide for developers who want to migrate applications and numerical performance results that can help them make a cost-effective decision when migrating. It also presents the main AI techniques that are used in building a game engine like chess. The migration was successful, as the resulting movements in each case analyzed in both engines are identical. Performance tests were performed considering all phases of the game (opening, middle and final), in search depths 3 and 5. The Java engine proved to be quite superior in terms of performance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27170
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COADS_2020_1_09.pdf6,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.