Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27265
Título: Síntese de controladores por algoritmos genéticos
Autor(es): Paula, Rafael Bueno de
Orientador(es): Agulhari, Cristiano Marcos
Palavras-chave: Algorítmos genéticos
Sistemas de controle ajustável
MATLAB (Programa de computador)
Genetic algorithms
Adaptive control systems
MATLAB (Computer program)
Data do documento: 16-Jul-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: PAULA, Rafael Bueno de. Síntese de controladores por algoritmos genéticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um algoritmo genético com o objetivo de otimizar os parâmetros de um controlador para a minimização do erro estacionário da saída de um sistema de controle, ou seja, encontrar os melhores valores para os zeros, pólos e ganhos de um controlador, que proporcione uma resposta de controle para um determinado sistema com um erro estacionário minimizado. Existem outros métodos para determinação de um resultado ótimo, mas escolheu-se o algoritmo genético por simplificar a formulação e a solução do problema de sintonia de controladores. A implementação do algoritmo é feita por meio do software MatLab.
Abstract: The present work presents the development of a genetic algorithm with the objective of optimizing the parameters of a controller to minimize the stationary error of the output of a control system, that is, to find the best values for the zeros, poles and gains of a controller that provides a control response for a given system with a minimized stationary error. There are other methods for determining an optimal result, but the genetic algorithm was chosen for simplifying the formulation and solution of the controller tuning problem. The implementation of the algorithm is done through MatLab software.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27265
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COELT_2017_1_22.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.