Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27583
Título: Estudo do estágio em formato de rotação de trabalho de uma empresa multinacional e seus impactos na formação do engenheiro de produção
Título(s) alternativo(s): Study of the of job rotation format internship in a multinational company and its impacts on the formation of the production engineer
Autor(es): Mariani, Geovana Petkowicz
Orientador(es): Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Palavras-chave: Programas de estágio
Formação profissional
Engenharia de produção
Internship programs
Occupational training
Production engineering
Data do documento: 30-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MARIANI, Geovana Petkowicz. Estudo do estágio em formato de rotação de trabalho de uma empresa multinacional e seus impactos na formação do engenheiro de produção. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Como o mercado de trabalho exige cada vez mais habilidades e competências do profissional em seu exercício pleno, é necessário buscar formas de preparação para os engenheiros egressos. O estágio é uma forma de fazer isso, e o formato de Rotação de Trabalho pode melhorar a experiência adquirida, bem como auxiliar de forma efetiva a sua futura atuação no mercado de trabalho. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho é o que descrever o formato de estágio Rotação de Trabalho de uma empresa multinacional, com a intuito de demonstrar os impactos desse formato na formação acadêmica dos graduandos de Engenharia de Produção. Para tanto, foi levantado um referencial teórico sobre a Engenharia de Produção e suas áreas de atuação, sobre as habilidades e competências esperadas e sobre o perfil do egresso em Engenharia de Produção, sobre o estágio obrigatório e sobre a Rotação de Trabalho. Além disso, foi descrito o programa de estágio em formato de Rotação de Trabalho desenvolvido e aplicado em uma multinacional, detalhando o seleção e recrutamento dos estagiários, as etapas de desenvolvimento do modelo de estágio na empresa e como é feita a avaliação de desempenho dos estagiários. Também foi realizada uma pesquisa de satisfação realizada com os acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da UTFPR que participam desse programa de estágio. Dos resultados obtidos, observou-se que esse formato de estágio corrobora com a formação múltipla do engenheiro de produção, bem como tem 100% de aproveitamento e satisfação dos estagiários.
Abstract: As the job market demands more and more abilities and skills from the professional in their full capacity, it is necessary to find ways to prepare the recently formed engineer. The internship is a way to do this and the job rotation format can improve the acquired experience and effectively help their future performance in the job market. Thus, the main objective of this paper is to describe the job rotation format internship in a multinational company so as to show the impacts of this format in the academic experience of the production engineer students. To this effect, a theoretical reference about production engineering and its fields of action, the expected abilities and skills and the profile of the recently formed production engineer, the mandatory internship, and job rotation was compiled. Besides, the job rotation internship program developed and applied in a multinational company was described, detailing the selection and recruitment of the interns, the development stages of the company’s internship model and how the performance assessment is done. A satisfaction survey was also conducted with the production engineering students of UTFPR who participated in the internship program. From the obtained results, it was possible to observe that the job rotation internship format supports the multidisciplinary formation of the production engineer and the interns found great use and had full satisfaction from the program.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27583
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estagiorotacaoengenheiroproducao.pdf247,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.